Barulho do Quilombo no Sertão

Saberes, fazeres e espiritualidades tecidas nas cosmovisões entrelaçadas pelas comunidades quilombolas Cariacá e Lajedo

Autores

Palavras-chave:

Barulho do Quilombo, Negritude Sertaneja, Cariacá, Lajedo

Resumo

Esse artigo emerge do material etnográfico produzido no primeiro capítulo de minha tese de doutorado e tem como objetivo focalizar o Barulho do Quilombo no Sertão; movimento político e pedagógico, agenciado pela ressurgência das comunidades quilombolas localizadas na porção do Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina. Esses grupos, ao reaparecerem, instrumentalizam suas etnicidades, apresentadas pela perspectiva da Negritude Sertaneja, que subsiste secularmente e se ressignifica em seus saberes, dizeres, práticas e espiritualidades. O fluxo tecido nessas cosmovisões ancestrais produz saberes da resistência (s), manipulados de forma geracional e capazes de articular a “sabedoria do povo do mato”, “traçada” e entrelaçada nas comunidades Cariacá e Lajedo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Odilon dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), Mestra em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia –UNEB, graduada em Pedagogia pela UNEB e professora da Educação Básica na rede municipal da cidade de Ponto Novo – Ba.   

Referências

ANDERSON, Benedict. Nação e Consciência Nacional. São Paulo: Ática, 1989.

ARRUTÍ, José Maurício. Mocambo: Antropologia e História do processo de formação quilombola. São Paulo: Edusc, 2006.

BARTOLOMÉ, Miguel Alberto. As etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana (online) 2006, vol. 12, n. 1, pp. 39-68.

BERND, Zilá. O que é Negritude? São Paulo: Brasiliense, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1975.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do Campesinato negro no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2017.

MOREIRA, Gislene. Sertões Contemporâneos: rupturas e continuidades no semiárido. Salvador: EDUFBA, 2018.

MUNANGA, Kabengelê. Negritude: usos e sentidos. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1988.

SANTOS, Boaventura Souza & MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Paula Odilon. “Estuciando” o Barulho do Quilombo no Sertão: Cariacá e Lajedo, entrelaçares identitários, insurgências, lutas e resistências. 2021. 355 f. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) – Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2021.

SILVA, Valdélio Santos. Rio das Rãs e Mangal Feitiçaria e Poder em Territórios Quilombolas do Médio São Francisco. 2010. 354 f. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) – Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Santos, P. O. dos. (2021). Barulho do Quilombo no Sertão: Saberes, fazeres e espiritualidades tecidas nas cosmovisões entrelaçadas pelas comunidades quilombolas Cariacá e Lajedo. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 278–299. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12591

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução