Conversas curriculares Brasil – Moçambique

(Re)aproximações diaspóricas

Autores

Resumo

Apresentação de dossiê (2021.1)

Conversas curriculares Brasil – Moçambique: 

(Re) aproximações diaspóricas

 

Organização de:

Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique)

Profª. Dra. Luzineide Miranda Borges (UESC)

Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB)

O dossiê Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (Re)aproximações diaspóricas tem como objetivo apresentar textos que enunciam práticas discursivas em políticas curriculares no Brasil e Moçambique, bem como, experiências educativas que nos possibilitem (re)aproximações diaspóricas exercitadas “nas culturas e movimentos de resistência e de transformação e outros processos políticos que não são visíveis em escala maior” (GILROY, 2012, p. 20).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Fernando Zucula, Academia de Ciências Policiais (ACIPOL/Moçambique)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Docente da Academia de Ciências Policiais por tempo integral. Docente da Universidade São Tomas de Moçambique; do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique e do Instituto Superior Maria Mãe de África. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - (G-TERCOA/CNPq).

Luzi Borges, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba. Líder do Grupo de Pesquisa Cyberxirè: Redes Educativas, Juventudes e Diversidade na Cibercultura. 

Paulo de Tássio Borges Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Atualmente cursa o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a supervisão de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de estudos "Currículo, Diferença e Formação de Professores" da Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB. É professor adjunto no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências- IHAC da UFSB, atuando na graduação e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais, professor convidado na Licenciatura Intercultural Indígena - Prolind/UFES.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Zucula, A. F., Borges, L., & Silva, P. de T. B. (2021). Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (Re)aproximações diaspóricas. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 04–11. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12446

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina