Ervas e patuás

Educação das Relações Étnico-Raciais para a equidade na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Resumo

A reflexão aqui se dá com o propósito de analisar o que considero como prática de ensino da arte para as Relações Étnico-Raciais dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentada nos conceitos ou valores civilizatórios afro-brasileiros estruturantes para uma proposição de educação equânime. Examinar público, princípios e propósitos nas e para as práticas que promovo em território escolar, nesta modalidade, vem ao encontro da busca por melhores estratégias de atuação e de resistência. Situar-me neste território das práticas de educação escolares e me manter honesta e consciente do que me mobiliza para/com o seu público é me reelaborar enquanto pessoa e profissional para seguir fortalecida e, sobretudo, engajada. A EJA, pelo seu público predominantemente preto e pobre, é o segmento menos favorecido na unidade de ensino. Faz pautar o fundamental subterfúgio da obrigatoriedade de uma lei para que se promova o ensino das referências históricas e culturais da maioria da população brasileira. Compartilho o caminho que segui e que acredito ser honesto.

Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais; Educação de Jovens e Adultos; Arte-Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rosa, Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais / Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (PPRER-CEFET/RJ)

Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER – CEFET/RJ). Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (ICHS-UFOP) e Licenciada em Artes Visuais (UFES) atua como professora no ensino básico público, colabora e coordena diversas ações de educação em espaços e projetos artístico-culturais. 

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Rosa, T. (2021). Ervas e patuás: Educação das Relações Étnico-Raciais para a equidade na Educação de Jovens e Adultos. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 176–188. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12327

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina