As políticas em Moçambique

O currículo em escolas das regiões rurais e a promoção da rapariga

Autores

Resumo

O estudo insere-se na problemática das políticas educacionais moçambicanas, que têm sido influenciadas pelas políticas internacionais. Essas políticas procuram a justiça social através da igualdade de educação de gênero. Com base na abordagem do Ciclo de Políticas, proposta por Stephen Ball, a pesquisa procura compreender os desdobramentos das políticas de promoção da rapariga na província da Zambézia, buscando principalmente entender como os profissionais de educação do contexto da prática articulam os discursos culturalmente construídos sobre as mulheres com os discursos das políticas governamentais, tendentes à promoção da rapariga através da educação. Para consubstanciar minha intenção, analiso os processos que ocorrem na negociação e interpretação das políticas educacionais com os discursos locais, bem como os diferentes elementos que influenciam a recontextualização dessas políticas nos contextos estudados. Nessa ordem de ideias, recorro a uma abordagem descritiva e etnográfica, para ilustrar as características socioculturais, políticas e econômica de cada um dos contextos, como também analiso, através de entrevistas semiestruturadas, as falas dos professores, alunas dos distritos em estudo. A pesquisa decorreu na província da Zambézia, nas escolas dos distritos de Gurué, concretamente na localidade de Tetete, na EP1 de Nossa Senhora do Monte – Niusse e na EPC Eduardo Mondlane de Ruace. A partir das análises, concluo que a formulação das políticas educacionais, que propalam a inclusão dos até então excluídos, produzem adversidade ao que elas propõem.

Palavras-Chave: Políticas curriculares; Inclusão; Diferença; Promoção da rapariga; Ciclo de políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argentina Serafim Lopes, Universidade Púnguè (UniPúnguè)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestra em Educação Social pela UCM-FEC, Moçambique. Professora da Universidade Púnguè (UniPúnguè) Chimoio, Moçambique.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Serafim Lopes, A. (2021). As políticas em Moçambique: O currículo em escolas das regiões rurais e a promoção da rapariga. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 65–86. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12143

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina