A Etnoprintgrafia na Educação

O conceito de infância e o papel da fotografia no documentário nascidos em bordéis

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o ativismo fotográfico da diretora de cinema e fotógrafa Zana Briski a partir do documentário Nascidos em Bordéis, dirigido por ela e Ross Kauffman - 2004. O texto discute e analisa a participação ativista da referida fotógrafa, buscando compreender de que modo sua participação contribui na vida social das crianças com as quais ela convive durante o desenvolvimento de sua pesquisa. O artigo é fruto da pesquisa on-line desenvolvida no grupo de pesquisa Ciberxirè, e traz a etnoprintgrafia como proposta metodológica de pesquisa em educação. A análise destaca a sua sensibilidade, participação e intervenção no cotidiano das crianças e sua contribuição no processo de registro de imagens para o cinema. Propõe-se uma discussão a partir dos conceitos de infância, cotidiano e ativismo fotográfico numa perspectiva da pedagogia do olhar.

Palavras-chave: educação; fotografia; ativismo; cotidiano.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzi Borges, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba. Líder do Grupo de Pesquisa Cyberxirè: Redes Educativas, Juventudes e Diversidade na Cibercultura.

Maria Morais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela mesma universidade (2017), especialista em Psicopedagogia pela FERP (1996). Professora mediadora do consórcio Cederj no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ (2007 até o presente momento). Com experiência no Ensino fundamental, médio e superior, bem como na educação corporativa. Bolsista Faperj e membro do grupo Grpesq – Currículos cotidianos, imagens e sons coordenado pela professora Nilda Alves/UERJ. 

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Borges, L., & Rodrigues, M. do C. de M. M. . (2021). A Etnoprintgrafia na Educação: O conceito de infância e o papel da fotografia no documentário nascidos em bordéis. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 28–47. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11962

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina