A psicologia como ferramenta de inclusão de alunos refugiados nas escolas brasileiras

Autores

Resumo

Este trabalho de caráter qualitativo tem como objetivo compreender como diferentes experiências na Psicologia poderiam contribuir no acolhimento e integração escolar de alunos refugiados. Realizamos breves discussões e reflexões teóricas a partir da leitura e análise de produções bibliográficas recentes no campo da Psicologia Educacional-escolar. Apontamos que é necessário reforçar a figura do psicólogo educacional-escolar não como um agente à parte, mas como um catalisador sociocultural nos processos educacionais, permitindo trocas e hibridizações culturais. Na análise realizada, quando considerada a problemática do refúgio, reafirma-se a atualidade em se pensar uma Psicologia Educacional-escolar não psicologizante, não patologizante e ético-politicamente comprometida.

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Psicologia Educacional; Refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Reis da Luz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado (2012), Mestre (2014) e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ricardo de Araújo Fragoso, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2019) e Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade (2008). Atualmente atua como psicólogo clínico e professor de Educação Física.

Maria Izabel de Andrade Veloso, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Psicóloga pela Universidade Estácio de Sá (2019). Possui experiência em atendimento clínico e psicodiagnóstico, assim como saúde do idoso. Atualmente CEO e psicóloga clínica do Núcleo de Psicologia Integrada (NPI), que visa a democratização da psicoterapia.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Luz, R. R. da, Fragoso, R. de A., & Veloso, M. I. de A. (2021). A psicologia como ferramenta de inclusão de alunos refugiados nas escolas brasileiras. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 48 – 64. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11931

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina