Reflexões sobre o processo de pesquisa-criação-ensino materializada por meio da escrita autoral do livro “Exu, caminhos de orientação: Saberes de tradição Ijexá, afro-geografias de um Ogan”

Autores

Resumo

O presente artigo é fruto da minha pesquisa de mestrado que teve como produto final “Exu, caminhos de orientação: Saberes de Tradição Ijexá e Afro-geografias de um Ogan” (um boneco de livro paradidático), elaborado durante o Curso Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais, da Universidade Federal do Sul da Bahia. São abordados neste Memorial: a) as bases teóricas metodológicas e o processo de pesquisa-criação que permitiu a proposta de escrita autoral do referido livro paradidático; b) narrativa autobiográfica de formação e trajetória docente; c) ensaio crítico “Viver entre dois mundos, o adjá e a caneta: história de vida de Ajalá Deré, Ruy do Carmo Póvoas”, inédito; d). Acreditamos que as metodologias ancestrais presentes na formação socioeducativas dos povos de axé contribuem na luta por uma educação antirracista.

Palavras-chave: Saberes Tradicionais Ijexá; Candomblé; Oralidade; Educação Antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nunes de Oliveira Ajagunan, Ilê Axé Ijexá Olufon

Mestre em Educação e Ensino das Relações Étnicos Raciais, pela Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB (Itabuna/BA), especialista em Metodologia do Ensino da Geografia pela UNIASSELVI. Graduado em Geografia pela UESC. Músico, Ogan Alagbe, chefe da Orquestra Sagrada do Ilê Axé Ijexá Olufon - Itabuna.  

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

de Oliveira Ajagunan, R. N. (2021). Reflexões sobre o processo de pesquisa-criação-ensino materializada por meio da escrita autoral do livro “Exu, caminhos de orientação: Saberes de tradição Ijexá, afro-geografias de um Ogan”. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 205–220. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11799

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina