A etnomatemática como caminho para a mobilização de saberes no currículo de matemática

Autores

Resumo

O presente artigo, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso a ser defendido no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus X, tem por objetivo apresentar discussões de como a Etnomatemática nasce dentro das teorias curriculares e da possibilidade de construção de um currículo de Matemática em uma perspectiva sociocultural. A Etnomatemática, aliada a uma perspectiva educacional crítica, é apresentada como possibilidade de norteamento aos currículos de Matemática, na tentativa de torná-lo mais condizente às necessidades encontradas em sala de aula. Apresenta-se, também, a busca por uma Educação Matemática que reconheça sua capacidade de intervir nas relações de poder da sociedade, na construção e reconhecimento da identidade do indivíduo, bem como, das relações socioculturais presentes no processo de educar, objetivando uma educação Matemática transformadora e significativa.

Palavras chave: Etnomatemática; Educação Matemática; Currículo; perspectiva sociocultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inara Borges da Silva José, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Licencianda em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus X, Teixeira de Freitas. 

Clóvis Lisboa dos Santos Junior, Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor de Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus X, Teixeira de Freitas. Professor de Matemática do Ensino Médio no Centro Educacional Prof. Rômulo Galvão – CEPROG pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Inara Borges da Silva José, & Santos Junior, C. L. dos. (2021). A etnomatemática como caminho para a mobilização de saberes no currículo de matemática. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 12–27. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11265

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina