Enigma de Qualidade de Educação e/ou Ensino

Uma releitura a partir de discursos e Práxis de Professores e Estudantes do Ensino Superior em Moçambique

Autores

Resumo

Este artigo reflecte sobre Enigma de Qualidade de Educação e/ou Ensino, a partir da releitura a de discursos e Práxis dos Professores e Estudantes do Ensino Superior. Assim, captou-se as percepções dos sujeitos de pesquisa e analisados à luz dos autores consultados. Este exercício visa contribuir na discussão em torno do objecto em estudo, constituindo-se não só em uma alternativa de debate teórico, mas também na melhoria dos processos educativos. A pesquisa optou por abordagem qualitativa, visto que, através da entrevista recolheu-se as opiniões e ideias junto dos entrevistados do seu entendimento sobre a qualidade do ensino. Constitui-se ainda técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliografia e documental. O artigo optou por uma amostragem não probabilística de 35 sujeitos de tipo intencional, dentre docentes e estudantes, afectos em 3 instituições do ensino superior. O conteúdo recolhido foi analisado à luz da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). O estudo entende que, a definição da qualidade de educação é medida, interpretada e percebida em função do contexto (académico, político, social, cultural, etc.) e do sentido que se pretende atribuir ao contexto e depende das variáveis que são accionadas, isolada ou colectivamente (económicos, políticos, sociais, culturais, ideológicos). Deste modo, qualquer tentativa de generalizar o seu entendimento e significado estarão fadados ao fracasso e incompreensão. A qualidade de ensino depende de formação de docentes, infra-estruturas; estudantes comprometidos; fenómenos naturais, corrupção, organização escolar, diálogo entre os factores intra e extra-escolares, conjugação harmoniosa do trinómio: pesquisa, ensino e extensão. Este trabalho defende, ainda, que a qualidade de ensino e/ou educação não depende apenas dos esforços do Estado e/ou Governo, mas requer a colaboração activa, pronta e responsável dos vários actores vivos da Sociedade.

Palavras-chave: Qualidade de ensino; Professores; Estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Inocêncio Narciso Cossa, Academia de Ciências Policiais (ACIPOL/Moçambique)

Doutor (PhD) em Ciências de Educação, Linha de Pesquisa - Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Brasil. Mestre em Desenvolvimento Curricular e Instrucional na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Chefe do Departamento de Investigação e Gestor de Mestrado. 

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Cossa, J. de I. N. (2021). Enigma de Qualidade de Educação e/ou Ensino: Uma releitura a partir de discursos e Práxis de Professores e Estudantes do Ensino Superior em Moçambique. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 154–175. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/10880

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina