Do Barro à Cerâmica

Da etnografia dos saberes à economia criativa

Autores

Resumo

Este é um relato da experiência da implantação do núcleo de produção de cerâmica tradicional, executado depois de um longo trabalho prático e de um estudo de caso referente aos povos Pataxó de Porto Seguro, BA.  Esse projeto esteve focado na retomada da cerâmica como alternativa de educação e geração de renda, na perspectiva de uma Tecnologia Social, criada a partir dos conhecimentos ancestrais dos povos tradicionais envolvidos. É uma proposta de intervenção, apoiada por uma pesquisa-ação, que partiu dos modos dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais e chegou a um currículo verdadeiramente decolonial para o curso técnico de Artesã em cerâmica. Estando relacionado aos saberes tradicionais do barro, nosso trabalho, partiu da compreensão de que esses saberes desencadeiam processos e práticas sociais e suas ações, podem ser consideradas como potencialmente formadoras e educadoras. Tivemos por objetivo observar, implantar, registrar e avaliar o potencial da cerâmica como ocupação arte-educativa, como retomada e com forte apelo social potencialmente gerador de renda. Estivemos observando as relações e contradições no contexto sociocultural e as implicações dessa retomada cultural de fazeres e sabres ancestrais no quotidiano da comunidade da Aldeia da Jaqueira em Porto Seguro, Bahia. Lançamos mão de metodologias dialógicas para isso, já que o projeto se apoiou em aportes teóricos da Antropologia Social, da Pós-colonialidade, dos fundamentos das relações étnico-raciais, da economia criativa e solidária e da economia da cultura.

Palavras-chave: Tecnologia Social; Saberes Pataxó; Retomada Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Mestre em Ensino e Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, Bahia.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Souza, P. R. (2021). Do Barro à Cerâmica: Da etnografia dos saberes à economia criativa. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 426–441. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/10760

Edição

Seção

Relato de Experiência (práticas educativas, saberes de mestres populares)