Chamada para Dossiê Duplo Revista Abatirá (2021.1): Educação para a Diferença

2020-04-27

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Dossiê Duplo: Educação para a Diferença

(JUNHO/2021)

 

 

 

Educação para as Relações Étnico-raciais:

O ensino de ciências e suas tecnologias

  

Org.

Prof. Dra. Bárbara Carine (UFBA)

Prof. Dra. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS)

Prof. Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ)

 

Esta edição da Revista Abatirá terá como tema a Educação para as Relações Étnico-raciais no ensino de ciências e suas tecnologias. Convidamos todes autores e autoras que trabalham com pesquisas na área de ensino de ciências e suas tecnologias e que dialogam com a Lei 10.639/2003, a apresentar seus estudos para este Dossiê. Estamos especialmente interessades em práticas pedagógicas e estudos teóricos inovadores, que possibilitem o resgate da potência da educação científica e tecnológica ancestral dos povos africanos e afrodiaspóricos.

 

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines

  • Dúvidas podem ser encaminhadas para abatira@uneb.br.
  • Textos devem ser submetidos à Revista até 31 de março de 2021. 

  


EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS:

Science teaching and its technologies

  

Org.

Dr. Bárbara Carine (UFBA)

Dr. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS)

Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ)


This issue of Abatirá Journal focuses on “Education for Ethnic-Racial Relations in Science teaching and its Technologies”. Authors who research about Science teaching and its technologies and who dialogue with Law 10.639 / 2003 are invited to submit work for this issue. We are especially interested in pedagogical practices and innovative theoretical studies, which make it possible to recover the power of ancestral scientific and technological Education of African and Afro-diasporic peoples.

 

  • To send your proposal please refer to the webpage:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/index

  • If you have any query concerning the present call, please write to:

abarita@uneb.br

  • Guidelines for Authors, according to the publication rules:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines

  • Submission deadline: 31 March 2021 

  

Conversas curriculares Brasil – Moçambique:

(re) aproximações diaspóricas

 

(Org).

Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique)

Profª. Dra. Luzineide Miranda Borges (UESC)

Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB)

 

O dossiê Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (re) aproximações diaspóricas tem como objetivo acolher textos que enunciam práticas discursivas em políticas curriculares no Brasil e Moçambique, bem como experiências educativas que nos possibilitem (re)aproximações diaspóricas exercitadas “[...] nas culturas e movimentos de resistência e de transformação e outros processos políticos que não são visíveis em escala maior” (GILROY, 2012, p. 20). As conversas curriculares entre Brasil e Moçambique nos impulsiona e interroga acerca das produções curriculares no enfrentamento do racismo e na construção de “políticas de diferença” (HALL, 2003) nas reformas curriculares dos dois países. Nas (re)aproximações diaspóricas serão bem-vindos textos que também versam sobre os encontros dos fluxos culturais entre Brasil e Moçambique em diferentes linguagens, sendo o dossiê receptivo às experiências pedagógicas, produções literárias, análises cinematográficas e exposição fotográficas.

 

Referências:

GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Editora 34, 2001.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Unesco, 2003.

 

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines

  • Dúvidas podem ser encaminhadas para abatira@uneb.br.
  • Textos devem ser submetidos à Revista até 31 de março de 2021. 
 

Brazil - Mozambique curricular conversations: diasporic (re) approximations

 

(Org).

Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique)

Profª. Dra. Luzineide Miranda Borges (UESC)

Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB)

 

The dossier Curricular conversations Brazil - Mozambique: diasporic (re) approximations aims to welcome texts that enunciate discursive practices in curricular policies in Brazil and Mozambique, as well as educational experiences that enable us to (re) diasporic approaches exercised “[...] in cultures and movements of resistance and transformation and other political processes that are not visible on a larger scale ”(GILROY, 2012, p. 20). The curricular conversations between Brazil and Mozambique impels and questions us about curricular production in the fight against racism and in the construction of “policies of difference” (HALL, 2003) in the curricular reforms of the two countries. In diasporic (re) approximations, texts that also deal with the encounters of cultural flows between Brazil and Mozambique in different languages will be welcome, the dossier being receptive to pedagogical experiences, literary productions, cinematographic analyzes and photographic exhibition.

 

References:

GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Editora 34, 2001.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Unesco, 2003.

 

  • To send your proposal please refer to the webpage:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/index

  • If you have any query concerning the present call, please write to:

abarita@uneb.br

  • Guidelines for Authors, according to the publication rules:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines

  • Submission deadline: 31 March 2021
  

Brasil - Mozambique conversaciones curriculares:

(re) aproximaciones diaspóricas

 

(Org).

Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique)

Profª. Dra. Luzineide Miranda Borges (UESC)

Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB)

 

El dossier Conversaciones curriculares Brasil - Mozambique: (re) aproximaciones diaspóricas tiene como objetivo acoger textos que enuncian prácticas discursivas en políticas curriculares en Brasil y Mozambique, así como experiencias educativas que nos permitan enfoques (re) diaspóricos ejercitados “[...] en culturas y movimientos de resistencia y transformación y otros procesos políticos que no son visibles a mayor escala ”(GILROY, 2012, p. 20). Las conversaciones curriculares entre Brasil y Mozambique nos impulsan y cuestionan sobre la producción curricular en la lucha contra el racismo y en la construcción de “políticas de diferencia” (HALL, 2003) en las reformas curriculares de los dos países. En las (re) aproximaciones diaspóricas, serán bienvenidos textos que también aborden los encuentros de flujos culturales entre Brasil y Mozambique en diferentes idiomas, siendo el dossier receptivo a experiencias pedagógicas, producciones literarias, análisis cinematográficos y exhibición fotográfica.

 

Referencias:

GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Editora 34, 2001.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Unesco, 2003.

  • Los trabajos deben enviarse a través del sitio web de la revista: abarita@uneb.br
  • Lineamientos para Autores:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines

  • Las preguntas se pueden dirigir a abatira@uneb.br.
  • Los textos deben enviarse a la Revista antes del 31 de marzo de 2021.