Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p13-15Palavras-chave:
acesso à educação superior, Democratização, PermanênciaResumo
O presente dossiê reúne reflexões e investigações em torno da temática Educação Superior, democratização, acesso e permanência, assumindo como horizonte a compreensão da universidade enquanto espaço estratégico de disputa de sentidos, de construção de cidadania e de produção de conhecimento. Ao longo das últimas décadas, as políticas de expansão, de ações afirmativas e de apoio estudantil possibilitaram o ingresso de novos grupos sociais no ensino superior, particularmente de estudantes das classes populares, indígenas, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros segmentos historicamente excluídos. Contudo, a ampliação do acesso não se traduz automaticamente em condições equitativas de permanência e de conclusão dos cursos, com qualidade e alcance dos objetivos da educação, como sinalizado por Arent, outras pensadoras e pensadores. Para Freire (1996), por exemplo, a educação deve ser concebida como prática da liberdade, o que significa que só cumpre sua função social quando promove a leitura crítica do mundo e contribui para a superação das desigualdades estruturais que historicamente excluíram os grupos populares.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação e compromisso público: a educação superior em debate. Campinas: Papirus, 2010.
TINTO, Vincent. Completing College: Rethinking Institutional Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edineide Jezine, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017

