Saber Ensinar na EJA
das relações sociofamiliares ao compromisso com a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p259-274Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, relação com o saber, relações sociofamiliares, locus pedagógico, afetosResumo
O trabalho tem o propósito de analisar a mobilização de professores para ensinar em turmas de EJA de pequenos municípios do Maciço de Baturité, no interior do Ceará. A base teórica para essa reflexão se concentra nas ideias de Bernard Charlot (2000) sobre a relação com o saber, de Jessé de Souza (2023) acerca dos impeditivos de acesso à cidadania e de Robert Castel (2013) a respeito dos homens e mulheres que ficam à margem da sociedade. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com três professoras de EJA, as quais, na forma de conversa, narraram situações carregadas de significados atribuídos a sua prática docente. Os resultados mostram que a mobilização das professoras está centrada basicamente no prazer de alfabetizar adultos e idosos quase como uma retribuição e uma gratidão pela oportunidade que receberam de seus próprios pais e familiares. Em função disso, as professoras desenvolvem práticas que levam sempre em consideração a realidade difícil de seus estudantes, considerando os afetos como a base para o saber ensinar e aprender na EJA.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2010.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. A noção de relação com saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In. CHARLOT, Bernard. (org.) Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-31.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios a uma área do saber. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr., 2006.
CHARLOT, Bernard; ZANETTE, Carla Roberta Sasset; STECANELA, Nilda. A relação do docente com o saber e com o ensinar. Revista Educação em Questão, Natal, v. 60, n. 64, p. 1-22, e-29415, abr./jun. 2022.
FERREIRA, Luís Carlos; ARAÚJO, Júlio. 'Muitos só querem aprender a assinar o nome': desafios e perspectivas da relação com o saber ensinar leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos. Revista Triângulo, v. 16, p. 56-75, 2024.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): Educação 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=36982&t=resultados. Acesso em: 23 fev. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023.
SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: uma leitura alternativa do Brasil moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
VIANA, Theyse; ARAÚJO, Dahiana. Educação de Jovens e Adultos enfraquece e pelo menos 19 turmas são encerradas em Fortaleza. Jornal Diário do Nordeste. Fortaleza, set. 2022. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/educacao-de-jovens-e-adultos-enfraquece-e-pelo-menos-19-turmas-sao-encerradas-em-fortaleza-1.3278717. Acesso em: 23 fev. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luís Carlos Ferreira, Messias Dieb

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017

