A FORMAÇÃO MORAL E CÍVICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ANGOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL
Resumo
O artigo analisa a formação moral e cívica no ensino fundamental de Angola e a influência da filosofia e da educação ocidental, com foco nos alunos da 5ª classe. A pesquisa identificou os fundamentos da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) e sua presença nos currículos, examinando o manual do aluno. Também discutiu o impacto da filosofia educacional ocidental na formação dos alunos angolanos, considerando seu contexto. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e na análise do manual da EMC, que introduz o pensamento filosófico aos estudantes. A EMC em Angola incorpora muitos fundamentos do pensamento ocidental disseminados pela educação e suas tradições literárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 António Pedro Eduardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.