PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA: PROJETOR DE CONSTELAÇÕES DE BAIXO CUSTO.

Autores

  • Adaltro José Araujo Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de processo educacional, elaborado por meio de pesquisa aplicada, no intuito de divulgar cientificamente a Astronomia produzindo e utilizando materiais didáticos para o seu ensino, buscando melhorias nos índices de avaliação da Escola Básica implementando temas e conceitos atuais, inter-relacionados a temas transversais, sobre tópicos gerais em Astronomia. Para isto pretende-se construir um projetor de constelações de baixo custo, como uma proposta didático/pedagógica para divulgação científica. O projeto foi aplicado em quatro turmas de 8º ano do Ensino Fundamental séries finais da Escola Comunitária Abelha Encantada no município de Valente-BA. A proposta utilizada fundamenta-se em teorias do conhecimento e da aprendizagem, Vigotsky, Ausubel e Freire respectivamente, as quais nortearam as ações pedagógicas. Serão usados questionários como ferramenta de coleta de dados e o trabalho será estruturado pela construção e aplicação de atividades, desenvolvidas a partir da perspectiva do tema Constelações do Zodíaco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adaltro José Araujo Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Ciências Biológicas

Especialista em Gestão e Educação Ambiental

Mestre em Ensino de Astronomia.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRASIL. Valente. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/valente/panorama Acesso em: 20 nov. 2019.

BUSSAB OW, MORETTIN PA. Estatística básica. São Paulo: Saraiva; 2011.

JESUS, M. A. S. de. A Teoria de David Ausubel – O Uso dos Organizadores Prévios no Ensino Contextualizado de Funções. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2005.

MARANDINO, Martha. Museu e escola: parceiros na educação científica do cidadão. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 189-220, 20.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. 129p, 1999.

______________ Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. V Texto apresentado no Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha, setembro de 2006. Acessado em: dezembro de 2017.

STELLARIUM.ORG. Stellarium 0.15.1. Software livre do tipo planetário. Disponível em: http://www.stellarium.org/ Acesso em: 20 nov. 2019.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

ARAUJO SILVA, A. J. PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA: PROJETOR DE CONSTELAÇÕES DE BAIXO CUSTO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 168–188, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/cienciassociais/article/view/7860. Acesso em: 14 ago. 2026.