Senso de Medidas na Pré-Escola: uma Análise de Conteúdo das Concepções de Professores

Conteúdo do artigo principal

Luciana Bertholdi Machado
Celma Cristina Ferreira da Silva Nascimento
Márcia Aparecida da Silva

Resumo

Este artigo objetivou investigar as concepções de professores atuantes na Pré-Escola sobre as razões para o desenvolvimento do Senso de Medidas das crianças nessa etapa escolar. Utilizamos como referencial teórico a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e em autores que discutem a percepção matemática e o ensino de medidas na Educação Infantil. O estudo adotou abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa-formação, com dados coletados via questionário on-line respondido por 120 docentes. O instrumento, composto por uma questão aberta e assertivas em escala Likert, foi aplicado durante o curso de extensão “Percepção Matemática na Educação Infantil”, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (GEPEME/UNEMAT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra/MT, no semestre 2025/2. As respostas discursivas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, sob as perspectivas de Bardin (2011), Rodrigues (2019) e Rodrigues e Brito (2025), resultando em três Categorias de Análise: (i) Meio de interação e organização do cotidiano; (ii) Estrutura do pensamento matemático; e (iii) Base para aprendizagens futuras. Os resultados indicam que os professores atribuem maior ênfase ao Senso de Medidas como um conhecimento articulado ao cotidiano infantil, à compreensão do entorno e ao uso de materiais concretos. Além disso, reconhecem seu papel na organização de relações, comparações e quantificações que estruturam o pensamento matemático e servem de fundamento para etapas posteriores. Como desdobramento deste estudo, ressaltamos a importância de investir em formações continuadas e escolhas curriculares que utilizem as categorias identificadas como eixos de planejamento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Machado, L. B., Nascimento, C. C. F. da S., & Silva, M. A. da. (2026). Senso de Medidas na Pré-Escola: uma Análise de Conteúdo das Concepções de Professores . Revista Baiana De Educação Matemática, 7(1), e202634. https://doi.org/10.47207/rbem.v7i1.27884
Seção
Dossiê - Processos Matemáticos da BNCC na Prática Docente
Biografia do Autor

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2025), Mestrado em Matemática Universitária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008). É professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (desde 2014), vinculada à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - FACET. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM e no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT.

Celma Cristina Ferreira da Silva Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda do curso de Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UNEMAT. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003), graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas (2015) e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas(2006). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. 

Márcia Aparecida da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda no curso de Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UNEMAT. Professora efetiva da rede pública desde 2018, com experiência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Atuo também no Laboratório de Aprendizagem e na Sala de Recursos Multifuncional, desenvolvendo práticas pedagógicas voltadas à inclusão e ao atendimento das necessidades educacionais específicas dos alunos

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRITO, Acelmo de Jesus. Impactos, Influências e Repercussões da Política de Avaliação Externa em Mato Grosso (Avalia MT) nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática. 2026. 325f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências e Matemática), Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2026. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/2706. Acesso em: 20 jul. 2026.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 1998.

CASTRO, Joelma Fátima; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A Percepção Matemática na Educação Infantil. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/31. Acesso em: 19 jul. 2026.

CURY, Helena Noronha. Concepções e crenças dos professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema, Rio Claro, v. 12, n. 13, p. 1-14, 1999. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640. Acesso em: 18 jul. 2026.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LORENZATO, Sérgio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

POLICASTRO, Milena; RIBEIRO, Miguel. Uma caracterização do conhecimento especializado do professor de matemática da educação infantil e anos iniciais em tópicos de medida. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 26, n. 1, p. 101-136, 2023. Disponível em: https://relime.org/index.php/relime/article/view/256. Acesso em: 10 jan. 2026.

RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019. 348 p.

RODRIGUES, Márcio Urel; BRITO, Acelmo de Jesus. Análise de conteúdo não é só contar palavras: análise de conteúdo como procedimento de análise interpretativa de dados em pesquisas qualitativas nas áreas de ensino e educação. Curitiba: CRV, 2025. 406 p.

WARKEN, Clara; BEZERRA, Renata Camacho; CAETANO, Richael Silva. A abordagem das noções de medidas na Educação Infantil: uma Revisão Sistemática da Literatura. Paradigma, Maracay, v. 46, n. 2, p. e2025043, 2025. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/1646. Acesso em: 05 jan. 2026.