Oralidade e letramentos na formação docente

trajetórias e reflexões a partir de L. A. Marcuschi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v19i2.24706

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a oralidade em inter-relação com os letramentos, a partir de situações concretas de uso e funções da língua(gem) relatadas por uma das autoras-docentes, na intenção de discutir sobre o processo de formação docente, a partir dos pressupostos teóricos de Luís Antônio Marcuschi. Para tanto, discutimos sobre como essas práticas sociais estão imbrincadas, muitas vezes, nas diversas atividades comunicativas na sociedade e de que forma contribuem para a formação de professores de língua materna. Ademais, refletimos sobre os conceitos “fala e escrita” e “oralidade e letramento” no processo de formação docente. Como resultados, destacamos a importância de os docentes participarem de ações e práticas investigativas, nos contextos de formação inicial e continuada, que problematizem o trabalho com as práticas sociais/discursivas (oralidade e letramento), que articulem metodologias voltadas aos contextos educacionais, que desenvolvam a criticidade e o hábito da pesquisa. Assim, acreditamos que os docentes poderão se apropriar de conhecimentos científicos, pedagógicos que colaborem para atuações mais conscientes, significativas quanto ao ensino de língua(gem).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelly Dayane Soares Nogueira, Universidade Federal do Pará

É doutoranda do Curso de Letras - Estudos Linguísticos (UFPA/PPGL). Possui Especialização em Estudos de Língua Portuguesa e Literatura em sala de aula (UFPA/ILC), e Especialização em Estudos das Relações Étnico-Raciais no Ensino Fundamental (UFPA/GERA). Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA). Desenvolve pesquisas sobre Oralidade, Leitura, Escrita e Gêneros Discursivos, para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, sustentadas pela Concepção Dialógica da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Dialogismo e ensino de línguas (UFPA-CNPq) e dos Projetos de Pesquisa As práticas de linguagem a partir da concepção dialógica de língua(gem) e sua abordagem sociológica, valorativa e ideológica (UFPA) e O Dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Para

Doutora em Estudos da Linguagem  pela Universidade Estadual de Londrina. Realizou pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, com intercâmbio na Universidade de Genebra. Professora Associada III da Universidade Federal do Pará, onde atua na graduação e na pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa Diel "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq).

Referências

ANGELO, C. M. P.; POLATO, A. D. M. Contribuições do conceito de verbivocovisualidade para as práticas de análise linguística/semiótica de base dialógica. Revista Línguas & Letras, v. 26, n. 60, 2025, p. 1-29.

ANTUNES, B. N. Letramento docente no Brasil: um Estado do Conhecimento. 2020. 60 f. (Trabalho de conclusão de curso) Faculdade de Educação. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. 1. ed., São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BARBOSA, G. O.; MAGALHÃES, T. G. Conhecimentos necessários para a prática de oralidade na escola: avanços e perspectivas. Revista Trama. v. 17, n. 42, 2021, p. 63-77.

BRASIL, M da. E. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018

BUENO, L.; MAGALHÃES, T. G.; STORTO, L. J.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Da. Análise de gêneros orais: tecendo articulações a partir de Marcuschi e Dolz & Schneuwly. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 24, p. 1-18, 2024. Disponível em: SciELO Brasil - ANÁLISE DE GÊNEROS ORAIS: TECENDO ARTICULAÇÕES A PARTIR DE MARCUSCHI E DOLZ & SCHNEUWLY ANÁLISE DE GÊNEROS ORAIS: TECENDO ARTICULAÇÕES A PARTIR DE MARCUSCHI E DOLZ & SCHNEUWLY. Acesso em: 21.07.2025.

COSTA-HÜBES, T. Da. C. Sujeito, alteridade e excedente de visão no papel social docente. In: BELOTI, A.; POLATO, A. M.; BRITO, P. A. P. Dialogismo e ensino de línguas: reflexos e refrações na práxis. -- Campo Mourão, PR: Editora Fecilcam, 2021, p. 49-73.

COSTA-HÜBES, T. Da. C.; ACOSTA PEREIRA, R. A oralidade sob um olhar dialógico: reflexões entre as ideias de L. A. Marcuschi e os escritos do Círculo. Revista Calidoscópio. v. 22, n. 1, 2024, p. 183-200.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.

KLEIMAN. A. B. Trajetórias de cesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 2010.

MAGALHÃES, T. G. Oralidade das dissertações do Mestrado Profissional em Letras: formação docente para possibilidades de inovação na escola básica. Revista da Anpoll. v. 51, n. 2, p. 71-88, 2020.

MAGALHÃES, T. G. Formação docente na perspectiva do letramento científico: práticas com artigos, notícias de divulgação e podcasts. Revista Leia Escola. v. 23, n. 1, p. 82-99, 2023.

MAGALHÃES, T. G.; CALLIAN, G. R. Concepções do ensino de oralidade em uma proposta curricular de língua portuguesa: anos iniciais. Revista Educação em Foco. v. 26, n. 03, p. 1-19, 2021.

MARCUSCHI, L. A. 2001. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas-SP, Mercado das Letras, 2001, p. 23-50.

MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: DIONISIO, A. P.; MARCUSCHI, L. A. (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 208.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 296.

MARCUSCHI, L. A. Marcadores conversacionais. In: Análise da conversação. 5ª ed., São Paulo: Editora Ática, 2003.

Xxxxxx, xxx. [Dissertação de Mestrado]. Xxxxxxxxx, 2023

SOBRAL, A. Do Dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

STORTO, L. J. BRAIT, B. xxxxx. In: XXX; Autor 2. (org.) Xxx 2021.

Downloads

Publicado

2026-02-25

Como Citar

NOGUEIRA, M. D. S.; OHUSCHI, M. C. G. Oralidade e letramentos na formação docente: trajetórias e reflexões a partir de L. A. Marcuschi. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 180–200, 2026. DOI: 10.35499/tl.v19i2.24706. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/tabuleirodeletras/article/view/24706. Acesso em: 15 maio. 2026.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Oralidade, gêneros orais e ensino: perspectivas, avanços e desafios em diálogo com Luiz Antônio Marcuschi