O DUPLO E A FRAGMENTAÇÃO DA IDENTIDADE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE, E A SUBSTÂNCIA, DE CORALIE FARGEAT

THE DOUBLE AND THE FRAGMENTATION OF IDENTITY: A COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN OSCAR WILDE’S THE PICTURE OF DORIAN GRAY AND CORALIE FARGEAT’S THE SUBSTANCE

Autores

  • Augusto L. L. Melchior Tavares UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Maria Eduarda Encinas Anganuzzi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Elisa Rodrigues Moreira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v6i15.23522

Palavras-chave:

Duplo, Olhar, Monstruoso, Fantástico, Fantasia

Resumo

O presente ensaio elabora uma análise comparada do romance O Retrato de Dorian Gray (1890), do escritor irlandês Oscar Wilde, e o filme A Substância (2024), da diretora francesa Coralie Fargeat, objetivando explicitar as formas como os conceitos do Duplo e do Olhar se manifestam em ambas as obras de maneira a fomentar construções narrativas semelhantes em diferentes suportes. Além disso, busca apresentar a maneira como o gênero Fantástico e a Fantasia se diferenciam nos dois trabalhos, manifestando críticas às sociedades em que as obras se desenvolveram por meio  do insólito retrato que assombra o protagonista da obra wildeana e a figura monstruosa ao final de A Substância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Sandra Fátima da Silva. O Duplo na Obra O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde. Trabalho de Mestrado apresentado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2017.

CARVALHAL, Tania. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 4ª edição, 2006.

COHEN, Jeffrey Jerome. A Cultura dos Monstros: Sete Teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 21-58.

JACKSON, Rosemary. Fantasy, the literature of subversion. New York: Routledge, 1998.

MENDLESOHN, Farah; JAMES, Edward. A Short History of Fantasy. Oxfordshire: Libri Publishing, 2012.

MONTEIRO, Ana. A Pose na Pintura de Retrato. Trabalho de Mestrado apresentado à Universidade do Porto. Porto: Universidade do Porto, 2014.

RANK, Otto. The Double: A Psychoanalytic Study. Chapel Hill: The University of Carolina Press, 1971.

SHARMA, Pallavi; BARUA, Archana. Analyzing Gaze in Terms of Subjective and Objective Interpretation: Sartre and Lacan. Guwahati: Indian Institute of Technology Guwahati, 2016.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução: Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2010.

WILDE, Oscar. The Picture of Dorian Gray. Project Gutemberg, 2024. E-book.

Downloads

Publicado

2026-06-21

Como Citar

L. L. Melchior Tavares, A., Encinas Anganuzzi, M. E., & Rodrigues Moreira, M. E. (2026). O DUPLO E A FRAGMENTAÇÃO DA IDENTIDADE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE, E A SUBSTÂNCIA, DE CORALIE FARGEAT: THE DOUBLE AND THE FRAGMENTATION OF IDENTITY: A COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN OSCAR WILDE’S THE PICTURE OF DORIAN GRAY AND CORALIE FARGEAT’S THE SUBSTANCE. Missangas: Estudos Em Literatura E Linguística, 6(15), 34–48. https://doi.org/10.53500/missangas.v6i15.23522