Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana

Mayara Rodrigues Braga, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Dannytza Serra Gomes

Resumo


Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.

Palavras-chave


Letras; Games; Ensino de leitura

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DOI: http://dx.doi.org/10.35499/tl.v14i1.8616

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ISSN: 2176-5782

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