Acontecimento enunciativo: o funcionamento semântico da designação constituída na e pela história

Autores

  • Rejane Fiepke Carpenedo Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliana Rosa Sturza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8602

Palavras-chave:

Acontecimento Enunciativo. Designação. Enunciação. Reescrituração.

Resumo

Este artigo se inscreve na Teoria da Enunciação, sob a perspectiva da Semântica do Acontecimento de Guimarães (2018), e toma o funcionamento semântico da Designação como fundamento para este estudo. A designação é a significação de um nome que funciona como elemento das relações sociais que ajuda a construir e das quais passa a fazer parte, constituindo-se sócio-historicamente. Para compreender este movimento de sentidos pela Designação nos propomos a analisar o sintagma nominal “Fora Temer” que passou a integrar a história da política recente do país e a repercutir nos mais distintos espaços. Nosso corpus se constitui de quatro sequências enunciativas, obtidas por meio de conteúdos compartilhados no Facebook e de sites de notícias, com o enunciado “Fora Temer” nos diferentes contextos sociais, e o movimento analítico da designação se dá com base no processo de reescrituração deste sintagma. A partir deste estudo, observamos que os diferentes modos de reescrituração da designação reforçam a expressão enquanto acontecimento enunciativo dotado de memória, bem como, se reescrevem os sentidos de reprovação, resistência e não aceitação, uma vez que a designação se constitui na e pela história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Fiepke Carpenedo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM). Bolsista CAPES. Mestra em Letras pelo PPGL/UFSM. Graduada em Jornalismo pela UFSM.

Eliana Rosa Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

FIEPKE CARPENEDO, R.; ROSA STURZA, E. Acontecimento enunciativo: o funcionamento semântico da designação constituída na e pela história. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 198–208, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8602. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8602. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS