O cenário do ensino de língua inglesa no Brasil: globalização, poder e exclusão social

Autores

  • Flávia Cristina Martins Oliveira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8238

Palavras-chave:

Intertextualidade

Resumo

A globalização está modificando o mundo na distância física, temporal e na perda de fronteiras. Esse fenômeno se realiza no cotidiano por causa da Internet e da língua inglesa. O contexto da globalização atual é uma conquista gigantesca para a humanidade. Todavia, ela não atinge a todos. Ela só proporciona essa interação para os que podem adquiri-la, tanto em relação aos aparelhos eletrônicos e na manutenção da Internet, quanto na aprendizagem da língua inglesa. No Brasil, apesar das conquistas na área de línguas estrangeiras através das leis que regem a educação, muito ainda não se tem atingido nas escolas regulares, principalmente as públicas. O objetivo de formar cidadãos com um razoável conhecimento de inglês não se concretiza. Neste contexto, o ensino de inglês no Brasil representa uma relação de poder, pois é considerado um produto de consumo. Esse trabalho objetiva analisar propagandas de cursos de idiomas através da análise do discurso crítica. O corpus desse estudo foi coletado de sites de cursos de idiomas. No resultado, percebe-se no discurso dos cursos uma ideologia elitista e excludente, com a intenção de manter o status quo da classe média e rica brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Martins Oliveira, UFBA

Possuo graduação em Português e Inglês ( UNITAU / SP), pós-graduação em Língua Inglesa e Gestão Escolar (UNITAU / SP), pós-graduação em Psicanálise (CEAPP), mestrado em Língua e Cultura (UFBA) e sou doutoranda em Língua e Cultura (UFBA). Atuo como professora de língua inglesa, atualmente como professora particular.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

OLIVEIRA, F. C. M. O cenário do ensino de língua inglesa no Brasil: globalização, poder e exclusão social. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 152–165, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8238. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8238. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS