O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem

Autores

  • Andréa Jane da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v8i01.791

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de Português, Concepção de Linguagem.

Resumo

 Este estudo faz parte de um trabalho mais amplo, que visa compreender como se constitui a identidade do professor de Português nos vários discursos: documentos oficiais, advindos dos pesquisadores e dos envolvidos com a formação (professores formadores e alunos). Os discursos produzidos pela comunidade científica também concorrem para a construção da identidade desse profissional. O objetivo deste artigo é o de discutir sobre a problemática que cerca o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil, pois acreditamos ser fundamental para melhor entendermos os contextos formativos. Ademais, apresentamos um quadro teórico sobre nossa compreensão de linguagem, a fim de refletir melhor sobre o panorama apresentado acerca do ensino de língua materna. Assim, situamos o conceito de linguagem em Bakhtin (2003). Relacionamos ainda a compreensão de Bakhtin com o ensino de Língua Portuguesa: que conceitos de Bakhtin poderiam contribuir para formar leitores e escritores?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Jane da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (1998), mestrado em Estudos da Linguagem (2001) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Endereço eletrônico: ajanesilva@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

DA SILVA, A. J. O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 24–42, 2014. DOI: 10.35499/tl.v8i01.791. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/791. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE