Entre recalques e hibridismos: marcas pós-coloniais no conto “O efeito estufa” de João Melo

Autores

  • Francisco das Chagas Souza Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.5740

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Identidade

Resumo

: Na rota dos estudos pós-coloniais aplicados ao texto literário, o presente artigo objetiva apresentar uma reflexão acerca de alguns resquícios traumáticos e dos hibridismos culturais oriundos do processo de colonização portuguesa em Angola a partir da literatura de João Melo, tendo como corpus específico o conto “O efeito estufa” o qual faz parte da obra “Filhos da Pátria”. Centrado no protagonista Charles Dupret, o conto analisado mostra as nuances de um processo de hibridização e de forte recalque presente nos sujeitos que foram submetidos à empreitada dos colonizadores. O caráter psicocultural é marcante nessa narrativa o qual é representado com um tom irônico pelo autor, pois a visão nacionalista-racial do personagem principal é posta como despropositada, tornando-se, portanto, ridícula. Como suporte teórico para esse conjunto de ideias recorre-se a estudiosos como Bhabha (1998), Said (1990,2007), Fanon (2008), entre outros. Tem-se a expectativa de contribuir com as discussões da incipiente forma de abordagem do texto literário denominada de crítica pós-colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Souza Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Doutorando em Letras pelo Porgrama de Pós-Graduação em Letras - PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

COSTA, F. das C. S. Entre recalques e hibridismos: marcas pós-coloniais no conto “O efeito estufa” de João Melo. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 95–110, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.5740. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5740. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS