Manuais para o ensino elementar na Bahia: recortes históricos

Autores

  • Emília Helena Portella Monteiro de Souza UNEB

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5567

Resumo

Este trabalho se situa na área da Cultura Escrita, no viés da escolarização e de estudo da língua portuguesa. Trata de manuais usados com fins pedagógicos, do século XVI ao XIX, com enfoque no século XIX, na Bahia, com o objetivo de tornar evidentes os gêneros escolares de maior uso, como cartilhas, catecismos, manuais de caligrafia e compêndios de várias naturezas. Também se ressaltam os processos de leitura, que vigoraram nesse período, a partir de Darnton (1992). Apresentam-se excertos de Falas de Presidentes da Província e excertos de Relatórios da Diretoria da Instrução Pública do século XIX, para evidenciar o processo de distribuição de compêndios às escolas elementares, e o que os estudantes liam. Dos manuais de ensino elementar que tiveram lugar no século XIX, na Bahia, escolheu-se a gramática de Martagão, para tecer breves comentários: verificar a concepção de língua existente, como a gramática se organiza em suas partes constituintes, como o autor percebe alguns fatos linguísticos. 

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

SOUZA, E. H. P. M. de. Manuais para o ensino elementar na Bahia: recortes históricos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 66–81, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5567. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5567. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL