Loucura de Hamlet: O mundo desintegrado de um herói às avessas

Autores

  • Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4125

Palavras-chave:

Literatura Juvenil, Romance, Formação do leitor.

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura do romance Loucura de Hamlet, de Paula Mastroberti, e objetiva discutir as estratégias narrativas nele incorporadas, apresentando-o como bem simbólico capaz não só de representar os problemas sociais de seu tempo, como também de questioná-los, valendo-se da forma para reiterar aquilo que apresenta em seu conteúdo. Nessa análise, contata-se que, apesar da interferência dos valores da indústria cultural, já inclusa na ideia de adaptação de um clássico e no endereçamento de uma obra a um público específico, é evidente a pressuposição de um leitor mais autônomo para a Série Reversões, capaz de enveredar pelas trilhas do texto de Mastroberti e produzir leituras significativas e autênticas, sendo capaz de compreender as representações sociais presentes nas entrelinhas da história narrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, mestre em Letras, doutoranda em Letras: Campo Literário e formação de leitores

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

BELTRAMIM, A. O. dos S. Loucura de Hamlet: O mundo desintegrado de um herói às avessas. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 219–238, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4125. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS