O discurso neoliberal no ideário educacional brasileiro: A (Des) velação na materialidade discursiva do ENEM

Autores

  • Denson André Pereira da Silva Sobral Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i6.362

Palavras-chave:

ENEM, Discurso, Neoliberalismo.

Resumo

Este trabalho pretende, a partir do conceito de competência trazida para o ideário educacional brasileiro pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), explicitar os discursos que são convocados para (re) significar esse conceito e revelar algumas estratégias retóricas do discurso neoliberal camufladas na materialidade daquele exame. Para atingir tal objetivo, adotamos como referencial teórico para nosso estudo a Análise do Discurso de linha francesa (AD), por meio de categorias como formação social, formação discursiva (FD) e formação ideológica (FI), entre outras. Esse arcabouço teórico nos possibilitou desvelar o funcionamento discursivo do ENEM, demonstrando que esse discurso se filia à formação social neoliberal, representada pela formação ideológica do capitalismo, que dá sustentação ao dizer da formação discursiva do mercado, produzindo sentidos que, discursivamente, procuram camuflar os reais objetivos da “necessidade” de uma avaliação educacional baseada no ensino por competências.

 

Palavras – chave: ENEM; Discurso; Neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denson André Pereira da Silva Sobral, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED)

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professor da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED). 

Downloads

Publicado

2013-07-26

Como Citar

SOBRAL, D. A. P. da S. O discurso neoliberal no ideário educacional brasileiro: A (Des) velação na materialidade discursiva do ENEM. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 6, p. 22–45, 2013. DOI: 10.35499/tl.v0i6.362. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/362. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE