O discurso de fotografias jornalísticas sobre a ocupação de favelas cariocas pela Polícia Militar: leituras e sentidos possíveis

Autores

  • Janaina Dias Barcelos Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v10i1.2324

Palavras-chave:

Discurso, Fotografia jornalística, Favela

Resumo

Neste trabalho, estudamos o discurso de imagens fotográficas da imprensa sobre favelas do Rio de Janeiro, compreendidas como textos que carregam vários sentidos. Buscamos entender como a imagem desses lugares é apresentada a partir do discurso que essas fotos engendram. Para nossa análise, selecionamos três fotos, publicadas no jornal O Globo, em 29 de abril de 2013. Nossa abordagem considera a análise da linguagem fotográfica, da intericonicidade e dos imaginários sociodiscursivos. Esses três elementos, verificados e relacionados, podem nos ajudar a ver qual tipo de olhar sobre a favela é produzido discursivamente. Percebemos que a escolha dos planos e dos ângulos fotográficos, assim como as relações de intericonicidade que observamos nas imagens analisadas, conduzem aos imagináiros de liberdade, segurança e proteção que, por sua vez, colaboram para produzir sentidos ligados à retomada do poder pelo Estado diante da dominação do tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro. A partir dessa análise, encontramos sentidos relacionados à trilogia homem, Estado e Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Dias Barcelos, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutora em Estudos Linguísticos – Análise do Discurso pela UFMG, mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, jornalista graduada pela UFMG, professora temporária na UFSJ.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

BARCELOS, J. D. O discurso de fotografias jornalísticas sobre a ocupação de favelas cariocas pela Polícia Militar: leituras e sentidos possíveis. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 88–101, 2016. DOI: 10.35499/tl.v10i1.2324. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/2324. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE