O percurso da constituição do sujeito na crônica de Arnaldo Jabor

Autores

  • Ana Cristina Santos Peixoto UFSB
  • Diocles Igor Castro Pires Alves IFNMG-MG
  • Ramony Maria da Silva Reis Oliveira IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v9i2.1610

Palavras-chave:

Sujeito, Discurso, Interdiscurso

Resumo

Ancorados na Teoria da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, o trabalho  “O percurso da constituição do sujeito na crônica  de Arnaldo Jabor”   abordará  a partir da crônica “Eu não amava o papa Joao Paulo II”,  o percurso do sujeito discursivo  extraída do livro “Ponopolítica: paixões e taras na vida brasileira”. Para tal analisamos o percurso com base nas Formações Discursivas e Ideológicas e através da Memória Discursiva  revelamos os interdiscursos presentes que  comprovam o deslocamento dos discursos no processo de construção e desconstrução do sujeito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Santos Peixoto, UFSB

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2014) e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso, Ensino de Leitura, Linguística Aplicada, Estágio Supervisionado e Formação Docente.

Diocles Igor Castro Pires Alves, IFNMG-MG

Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2014). Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pelo Instituto Superior de Educação de Montes Claros - ISEMOC (2007). Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2006). Interessa-se principalmente pelos seguintes temas:Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Variação e Mudança Linguística, Formação de Professores, Educação a Distância.

Ramony Maria da Silva Reis Oliveira, IFNMG

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2013) e Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna - UIT (2009). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Montes Claros e Coordenadora Geral e-Tec Brasil/IFNMG. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia e interessa-se pelos seguintes temas: Linguística, Estágio Supervisionado, Formação Docente, Didática e Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

PEIXOTO, A. C. S.; ALVES, D. I. C. P.; OLIVEIRA, R. M. da S. R. O percurso da constituição do sujeito na crônica de Arnaldo Jabor. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 102–118, 2016. DOI: 10.35499/tl.v9i2.1610. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1610. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE