Diálogo e performatividade no drama

Autores

  • Cleise Furtado Mendes Dramaturga e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i3.153

Palavras-chave:

Diálogo dramático, Enunciação, Atos de fala,

Resumo

O artigo discute estratégias de composição do diálogo dramático, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da linguística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem. O texto também aborda a noção de dialogismo, tanto como interação discursiva quanto confronto de vozes sociais e históricas. O diálogo dramático tem sido objeto de atenção em vários campos de pesquisa, em especial nos estudos linguísticos dos fenômenos da enunciação. Mas o conceito de dialogismo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin no contexto de sua teoria do romance, ainda é pouco presente nas análises da escrita dramatúrgica. A partir de exemplos da dramaturgia contemporânea, propõe-se aqui uma visão da forma dramática como espaço privilegiado para a representação das trocas enunciativas, da interação dialógica pela qual os sujeitos ganham existência graças ao discurso do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleise Furtado Mendes, Dramaturga e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Dramaturga e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

MENDES, C. F. Diálogo e performatividade no drama. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 3, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i3.153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA