Práticas translíngues: o repertório linguístico do sujeito bilíngue no século XXI

Autores

  • Antonieta Heyden Megale Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Helena Regina Esteves de Camargo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v9i1.1353

Palavras-chave:

Bilinguismo, Prática translíngues, Repertório bilíngue.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a noção de bilinguismo e de sujeito bilíngue a partir de uma visão de língua heteroglóssica, relacionada às experiências identitárias e às práticas linguísticas de sujeitos em sua condição bilíngue no século XXI (GARCÍA, 2009; BUSCH, 2012).  Para tanto, analisamos uma entrevista com um adolescente bilíngue, cuja família possui membros nos EUA e no Brasil. A partir dessa entrevista, selecionamos excertos que evidenciam uma concepção de bilinguismo monoglóssica por parte do entrevistado ao mesmo tempo que demonstram a impossibilidade de separação de suas línguas, o que resulta em sua prática translíngue (GARCÍA, 2009; CANAGARAJAH, 2011; 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonieta Heyden Megale, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Antonieta é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Cursa o doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP. Atualmente é professora do curso Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados da PUC/ COGEAE e professora dos cursos de pós graduação Didática para Educação Bilíngue e Educação para o Novo Milênio do Instituto Singularidades.

Helena Regina Esteves de Camargo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Helena possui graduação em Letras - Tradução/Interpretação pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2002) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de língua estrangeira (inglês), tendo lecionado em institutos de idioma e em escolas regulares no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

MEGALE, A. H.; DE CAMARGO, H. R. E. Práticas translíngues: o repertório linguístico do sujeito bilíngue no século XXI. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 50–64, 2015. DOI: 10.35499/tl.v9i1.1353. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1353. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE