O numeral como fator de persuasão no discurso da publicidade

Autores

  • Esther Gomes de Oliveira Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina
  • Suzete Silva Nascimento Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v1i1.111

Palavras-chave:

Numeral, Lugar de quantidade, Argumentação, Publicidade,

Resumo

Neste trabalho, buscamos disseminar o projeto de pesquisa intitulado “Aspectos Gramaticais na Argumentação Publicitária”, fundamentado nas linhas teóricas da Semântica Argumentativa e da Lingüística Textual, em andamento no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. A publicidade é altamente argumentativa e utiliza as mais diversas técnicas para persuadir o interlocutor e garantir sua adesão ao jogo do discurso. Cada anunciante tenta ressaltar os aspectos positivos de seu produto, apelando para o uso de variados recursos lingüísticos e visuais.  Hoje em dia é impossível imaginarmos um mundo sem publicidade, ela nos rodeia e já faz parte da nossa vida, desempenhando, muitas vezes, um papel decisivo em nossas opções e decisões do cotidiano. Acreditamos que, se o leitor compreender os mecanismos que subjazem na mensagem do anúncio, terá mais elementos para fazer uma leitura crítica e se deixar persuadir ou não. Neste artigo, objetivamos mostrar como o numeral, de modo geral, aceito como um dado informativo, preciso e de credibilidade, na propaganda, figura não só como importantíssima voz de autoridade, como também demarca o lugar de quantidade. Assim, os numerais, aparentemente objetivos, criam, no contexto discursivo, determinados efeitos de sentido que, de forma implícita, demonstram uma poderosa força argumentativa.

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Biografia do Autor

Esther Gomes de Oliveira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina

Suzete Silva Nascimento, Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, E. G. de; NASCIMENTO, S. S. O numeral como fator de persuasão no discurso da publicidade. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v1i1.111. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/111. Acesso em: 19 abr. 2024.