GESTÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Daniel Amaral Barros Souza Rede Municipal de Ensino de Salvador.
  • José Antonio Serrano Castañeda Universidade Pedagógica Nacional

Resumo

O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa acerca das contribuições da gestão pedagógica para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Teve como objetivo analisar as contribuições da gestão pedagógica no fortalecimento do processo de formação continuada de professores da EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Por se tratar de um recorte, procuramos responder ao seguinte: qual é a percepção dos profissionais da educação sobre a formação continuada e qual a implicação da gestão pedagógica neste processo? Selecionamos a abordagem da pesquisa qualiquantitativa e o dispositivo metodológico da investigação participante, tendo como instrumentos para coleta de dados e de informações a entrevista semiestruturada, a observação participante e as rodas de conversa. Os resultados obtidos demostraram que: a formação é um processo contínuo e dinâmico; envolve um conjunto de conhecimentos sociais, educacionais e culturais de cada comunidade escolar e que as escolas precisam fortalecer a dinâmica reflexiva dos SEUS processos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

SOUZA, D. A. B.; SERRANO CASTAÑEDA, J. A. GESTÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 29–42, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7674. Acesso em: 28 mar. 2024.