Aspectos sociais da motivação para leitura entre jovens e adultos

Autores

  • Jorge Teles Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo objetiva analisar dois aspectos sociais da prática de leitura entre jovens e adultos no Brasil contemporâneo, a partir dos argumentos elencados como motivação para essa prática pelos sujeitos entrevistados na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Diante da persistência histórica do analfabetismo e do baixo nível de leitura no país, cabe atentar criticamente para as motivações que levam jovens e adultos a lerem, buscando entender a dinâmica social deste fenômeno. No mundo contemporâneo, não ter domínio da leitura se tornou um mecanismo estrutural de exclusão de direitos. A análise do acesso à cultura escrita se torna, assim, uma forma de avaliar o sistema de garantia de direitos da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Jorge Teles, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua no Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional

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Como Citar

TELES, J. Aspectos sociais da motivação para leitura entre jovens e adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 77–88, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6175. Acesso em: 25 abr. 2024.