FORMAÇÃO HUMANA E RACIONALIDADE SUBSTANTIVA: resistência à formação instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.115-131

Palavras-chave:

Formação Humana, Racionalidade Substantiva, Arena de disputas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar as formas manifestas da Racionalidade Substantiva nos currículos dos cursos do ensino médio integrado à educação profissional. Para responder ao objetivo proposto foi realizada uma análise de conteúdo (Bardin, 1977) nos Projetos pedagógicos dos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Informática do ensino médio integrado à educação profissional e do Projeto pedagógico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí – campus Parnaíba. Para o tratamento dos dados coletados se utilizou o contínuo de racionalidades proposto por Maurício Serva (1997), baseado no pensamento original de Alberto Guerreiro Ramos (1981), com a finalidade de desvelar valores racionais presentes nos documentos. A partir desta matriz, uma categoria foi definida a priori: Formação humana substantiva. A categoria a priori desdobrou-se em duas categorias empíricas denominadas de “Formação humana substantiva para a humanização” e “Formação humana substantiva para a transformação social”. Como resultado da pesquisa, destaca-se a Racionalidade Substantiva manifesta nos documentos oficiais do Instituto pesquisado é posta como resistência ao processo de instrumentalização da formação escolar. Sendo que os documentos apontam para valores que reforçariam aspectos isonômicos e de transformação do mundo do trabalho e da sociedade em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élido Santiago da Silva, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí. Doutorado em Educação (PPGED/UFPA, 2019), Mestrado em Administração (PPGA/UFRN, 2010) e Graduação em Pedagogia (UEPA, 2003). Professor Adjunto II da Universidade Federal do Piauí. Professor do Departamento de Ciências Sociais, Educação e Desporto do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí. ORCID: 0000-0001-9814-9089 E-mail: elidosantiago@gmail.com

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará. Doutorado em Educação (UFRN, 2005); Mestrado em Educação (UFRN, 2002); Especialização em História da Amazônia (UFPA, 1993); Graduação em Pedagogia (UFPA, 1992). Professor Associado III e Vice-reitor da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura-PPGEDUC (Mestrado) do Campus de Cametá. ORCID: 0000-0001-9814-9089. E-mail: gpsilva@ufpa.br

Downloads

Publicado

2020-05-06

Como Citar

SILVA, Élido S. da; SILVA, G. P. da. FORMAÇÃO HUMANA E RACIONALIDADE SUBSTANTIVA: resistência à formação instrumental. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 115–131, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.115-131. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7785. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios