Notícias

Chamada para Publicação: vol. 5, n° 3 (2020) - Educação e Alfabetização

 

As investigações psicogenéticas iniciadas por Emilia Ferreiro têm orientado pesquisas sobre processos de aquisição da escrita. Tai estudos reconhecem a escrita como um objeto conceitual, construído socialmente, sobre o qual as crianças pensam, desenvolvem ideias e refletem. Este Dossiê resulta de um esforço coletivo com o propósito de divulgar reflexões teórico-metodológicas no marco da teoria psicogenética. A iniciativa se justifica porque alfabetizar crianças, jovens e adultos, considerando o que já sabem, não é tarefa fácil, mas necessária quando se pensa na formação de sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura. A escrita não é apenas um objeto rudimentar, separado da vida dos sujeitos. Apropriar-se desse bem comum significa apropriar-se de parte importante da cultura, significa pertencer a uma comunidade. Assim, torna-se importante, neste número da Revista Plurais, que diferentes artigos apresentem reflexões que possam ampliar discussões sobre as práticas alfabetizadoras, tomando como referência as contribuições psicogenéticas.

Organizadoras: Profa. Dra. Giovana Cristina Zen (UFBA), Profa. Dra. Ma. Claudia Molinari (UNLP)

Submissão de textos até 30 de junho de 2020

Call for papers submission/Convocatoria para la presentación de trabajos

 
Publicado: 2020-04-18 Mais...
 

Chamada para Publicação: vol. 5, n° 1 (2020) - Gestão no Ambiente Educacional

 

A Revista Plurais abre chamada para o Dossiê Gestão no Ambiente Educacional, a qual tem a competência de assegurar a viabilidade e a exequibilidade de uma formação visando o cumprimento da função social e política do processo de educação. Evidencia, assim, a discussão sobre processos de organização, planejamento, avaliação e controle das diversas atividades integradas e interdependentes à administração educacional e escolar; a adoção de mecanismos, métodos e técnicas de gestão que garantam a eficiência e atendam aos objetivos estabelecidos pela instituição. Os estudos dos processos de gestão no ambiente educacional ratificam, de forma geral, problemáticas vivenciadas pelo gestor concernentes a currículo, ensino, professor e técnico administrativo, aluno, recursos financeiros e materiais, relação com a comunidade, presentes na pauta cotidiana que reivindicam discussões no sentido de possibilitar reflexões e aprimoramento. Nessa perspectiva serão recepcionados artigos que problematizem legislação e marcos regulatórios comprometidos com a avaliação da educação; pesquisa aplicada à gestão da educação; dimensões administrativas e pedagógicas da gestão de diferentes sistemas de ensino.

Organizadoras: Profa. Dra. Celeste Pacheco e Profa. Dra. Lídia Pimenta

Submissão de textos até 10 de maio de 2020.

 
Publicado: 2019-10-24
 

Chamada: Publicações 2019-2020

 

Revista Plurais informa chamada para publicação em seus números, período 2019-2020.

Convidamos professores e estudantes de Programas de Pós-graduação strico sensu para sumbissão de textos - fluxo contínuo -, informando as temáticas para os próximos Dossiês da Revista Plurais:

 

 
Publicado: 2019-04-18 Mais...
 

Inclusão de ORCID

 

Em 2018, a Plurais Revista Multidisciplinar passa a incluir o uso do ORCID - Open Researcher and Contributor ID - como parte do preenchimento do cadastro em nosso sistema. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados.

O processo de criação é simples e indutivo. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org/signin 

Ao preencher as informações no campo dos metadados, retire o "s" do endereço "https" ficando apenas http://orcid.org/XXX

Em tempo, convidamos a acessar o sistema e atualizar seu cadastro, principalmente as palavras-chave da sua área de pesquisa. Isso ajudará na recuperação da informação da área e no envio de futuros convites para revisar artigos.

 

Agradecemos a parceria!

Equipe Editorial Revista Plurais

 
Publicado: 2018-03-30