A docência em Guanambi durante a Ditadura Militar: uma análise sobre o Colégio Luiz Viana Filho

Autores

  • Maryana Gonçalves Souza, Antonieta Miguel

Resumo

Este trabalho objetiva investigar
características dos professores do
Colégio Estadual Governador Luiz
Viana Filho, sob o recorte temporal da
ditadura militar brasileira, trazendo
discussões sobre instrução, formação
docente e composição escolar no
período ditatorial do país. A ditadura
militar foi uma forma de governo que
interferiu diretamente em diversos
públicos, como os professores
brasileiros, os docentes foram um dos
principais agentes que combateram
esse regime. Inicialmente, foi feito um
levantamento bibliográfico sobre a
temática da História da Educação,
instituições escolares, corpo docente,
educação na ditadura militar. Logo
após, foram realizadas visitas nos
locais onde a instituição acondiciona os
seus documentos, que são o seu
arquivo. Foram utilizadas nesta
pesquisa as seguintes fontes: ofícios,
correspondências, regimentos, livros de
ponto, livros de matrícula e pastas de
professores. Posteriormente, esses
documentos foram cruzados uns com
os outros e analisados
minuciosamente, à luz do
embasamento teórico obtido através do
levantamento bibliográfico realizado.
Foram construídas tabelas referentes à
instrução, a sexo, a cor e a bairro dos
professores que lecionaram no Colégio
Luiz Viana entre as décadas de 1950 e 1990. A pesquisa desenvolvida permitiu
adentrar no campo educacional
brasileiro do período ditatorial
brasileiro, em especial, no da cidade de
Guanambi- Bahia, especificamente no
plano docente, como meio de
compreendê-lo, possibilitando também
conhecer a interferência desse regime
em um município localizado no interior
baiano.

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Publicado

2019-04-02

Como Citar

ANTONIETA MIGUEL, M. G. S. A docência em Guanambi durante a Ditadura Militar: uma análise sobre o Colégio Luiz Viana Filho. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6061. Acesso em: 20 abr. 2024.