A diáspora sob as marcas do Novo Romance Histórico

Autores

  • Daniel Carlos Santos da Silva Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v4n1.p15

Palavras-chave:

Novo Romance Histórico, Os rios turvos, Diáspora

Resumo

A partir de meados do século XX a produção ficcional de escritoras ibero-americanas alcança um considerável reconhecimento, com base no número de publicações de suas obras que se amplia de forma ascendente. No Brasil, Luzilá Gonçalves Ferreira desponta como uma das escritoras de relevância do cenário contemporâneo. Em sua obra Os rios turvos (1993), podemos considerar os elementos estruturais de um romance que retrata a complexidade de um protagonista em constante movimento. Nesse sentido, nosso trabalho busca analisar de que maneira a intertextualidade e as demais características do Novo Romance Histórico confluem para a representação da diáspora, que marca o longo percurso travado por Bento Teixeira na narrativa de Ferreira.

[Recebido: 22 fev. 2016 – Aceito: 8 mar. 2016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Carlos Santos da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Estudante de mestrado acadêmico na área de Literatura espanhola, pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz. (Org.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1994.

CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.

CUNHA, Gloria. La narrativa histórica de escritoras latino-americanas. Buenos Aires: Corregidor, 2004.

ESTEVES, A. R.; MILTON, H. C. O novo romance histórico hispano-americano. In: MILTON, H. C.; SPERA, J. M. S. (Org.). Estudos de literatura e lingüística. Assis: FCL-UNESP, 2001.

FERREIRA, Luzilá Gonçalves. Os Rios Turvos. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina, 1979-1992. México: FCE, 1993.

MIGNOLO, Valter. Lógica das diferenças e política das semelhanças da literatura que parece história ou Antropologia e vice-versa. In: CHAPPINI, Ligia; AGUIAR, Fabio. Literatura e história na América Latina. São Paulo: UNESP, 1993.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SILVA, D. C. S. da. A diáspora sob as marcas do Novo Romance Histórico. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 1, p. 15–28, 2016. DOI: 10.30620/gz.v4n1.p15. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3326. Acesso em: 29 mar. 2024.