HIPÓTESES DE MERCADO EFICIENTE: UM ESTUDO DE EVENTOS A PARTIR DA REDUÇÃO DO IPI

Autores

  • Fernanda Sousa Gabriel Universidade Federal de Uberlândia / Mestrado em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Gestão e Negócios.
  • Rafael Borges Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia / Aluna do Mestrado em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Gestão e Negócios.
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia / Aluno do Mestrado em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Gestão e Negócios.

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i1.95

Palavras-chave:

Hipótese de Eficiência do Mercado. Estudo de eventos. Redução IPI.

Resumo

A Hipótese de Eficiência do Mercado (HME) desenvolvida por Fama (1970, 1991) afirma em sua forma semiforte que os preços ajustam-se instantaneamente a qualquer informação relevante divulgada publicamente, restringindo as oportunidades de obtenção de retornos anormais de maneira contínua. O objetivo deste estudo é verificar qual o comportamento dos preços de ações de companhias que pertencem aos segmentos da linha branca (eletrodomésticos), móveis, papel e celulose, nos dias próximos ao comunicado do governo sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ocorrido no dia 26 de março de 2012, visando identificar se o mercado de capitais apresentou a eficiência informacional na forma semiforte. Utilizou-se a metodologia de estudo de evento, a qual avalia retornos anormais dos ativos em relação ao mercado. A coleta de dados deu-se por meio das séries históricas disponibilizadas no site da BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros). A análise do retorno anormal na janela de evento (5 dias antes e após o anúncio sobre a redução do IPI) mostrou retornos anormais significativos nos dias t-1 e t-2 a t+3. Os resultados mostraram que o mercado de capitais brasileiro não apresentou comportamento condizente com a HME, especificamente na forma de eficiência semiforte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia / Aluno do Mestrado em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Gestão e Negócios.

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios.

Downloads

Publicado

2013-04-10

Edição

Seção

Artigos