BRAZILIAN BUSINESS REVIEW: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL DE 2004 A 2011

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i3.90

Palavras-chave:

Brazilian Business Review, Bibliometria, Rede Social.

Resumo

Este artigo investigou a produção científica do periódico Brazilian Business Review, no período de 2004 a 2011. O estudo assenta numa pesquisa bibliométrica e rede social, utilizando-se de estatística descritiva, nos 129 artigos publicados no período. Os principais resultados foram: predominância de artigos em parceria; os autores Valcemiro Nossa, Ariovaldo dos Santos e Otávio Ribeiro de Medeiros são os mais prolíferos; Lopes, A. B. e Porter, M. E. foram os pesquisadores mais citados; a Universidade de São Paulo foi a IES que mais publicou artigos. Constatou-se uma centralidade de rede tanto na coautoria como também nas IES. E as temáticas mais evidenciadas em 8 anos de análise foram: Finanças, Mercado de capitais, Marketing, Organização e Negócios e Contabilidade e Auditoria. Conclui-se de maneira macro, que mesmo sendo uma revista nova na academia, a Brazilian Business Review, por meio de seu acervo, já retrata o universo da produção cientifica. Isto evidencia o amadurecimento e importância deste periódico, servindo como fomentador e disseminador do conhecimento e do fluxo das informações científicas na literatura acadêmica nacional, mas especificamente nas áreas de administração, contabilidade e economia.

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Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho (Uninove) São Paulo-SP; Faculdade Piauiense (FAP) Parnaíba-PI.

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007). Atualmente é professor da Faculdade Piauiense dos cursos de Administração e Contabilidade. Linha de pesquisa, Estratégia e Estudos Organizacionais, com ênfase nos temas: Governança Corporativa, Sustentabilidade, Controladoria, Contabilidade e Finanças. Membro do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos(GEPRA).

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Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos