ASPECTOS DA MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA: UMA ANÁLISE COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA BAHIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Autores

  • Laerson Morais Silva Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Francisco Marton Gleuson Pinheiro UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Antônio Carlos Ribeiro da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Emmanuel Sousa de Abreu INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i1.570

Palavras-chave:

Motivação Intrínseca e Extrínseca. Teoria da Autodeterminação. Ensino em Contabilidade. Escala de Motivação Acadêmica.

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi verificar se existem diferenças significativas nos níveis de motivação entre alunos de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas nos cursos de Ciências Contábeis na Bahia. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados com base na Escala de Motivação Acadêmica (VALLERAND et al., 1992) em três regiões do estado, tendo sido formada uma amostra com 412 respostas válidas. Os dados coletados foram analisados com o SPSS® 15, por meio de análise descritiva, análise fatorial (AF) e teste de diferenças de média (teste t). Considerando as três perspectivas de motivação (extrínseca, intrínseca e desmotivação), apresentadas pela Teoria da Autodeterminação (DECI; RYAN, 1985), este estudo constatou que não há diferenças estatisticamente significativas entre a motivação dos alunos de IES públicas e privadas. No entanto, algumas diferenças são encontradas quando se analisa, isoladamente, gênero, estágio no curso e idade do aluno. As mulheres possuem, em média, mais motivação extrínseca por introjeção e motivação intrínseca para a realização do que os homens. Os alunos iniciantes do curso são mais motivados por introjeção e menos desmotivados do que aqueles que estão em fase de conclusão. Quanto à idade, só detectou-se diferenças em relação às medias da motivação extrínseca por controle externo. Assim, acredita-se que tais resultados do presente estudo contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de Ciências Contábeis.

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Biografia do Autor

Laerson Morais Silva Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Endereço: Endereço: Praça 13 de Maio, 06, Piedade (Centro), 3º andar, CEP 40070-010 - Salvador, BA

Francisco Marton Gleuson Pinheiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Endereço: Universidade do Estado da Bahia – Campus VII – Rod. Lomanto Júnior, BR 407 Km 127. CEP: 48.970-000 – Senhor do Bonfim – BA

E-mail: fmarton2003@yahoo.com.br

Antônio Carlos Ribeiro da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutor em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMINHO)

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – UFBA

Endereço: Praça 13 de Maio, 06, Piedade (Centro), 3º andar

CEP 40070-010 - Salvador, BA

Emmanuel Sousa de Abreu, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia

Professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Endereço: Praça 13 de Maio, 06, Piedade (Centro), 3º Andar, CEP: 40070-010,

Salvador, BA

 

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Publicado

2015-01-26

Edição

Seção

Edição Especial: 5º ano da RGFC