VALOR DA EMPRESA E SUA RELAÇÃO COM A ESTRUTURA DE CAPITAL, RENTABILIDADE: UM ESTUDO EMPÍRICO DAS 1000 EMPRESAS MELHORES LISTADAS NA REVISTA EXAME.

Autores

  • Rômulo Rosa de Lima UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB
  • Thays Rosa de Lima UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB
  • Idalberto José das Neves Júnior UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i2.36

Palavras-chave:

Teoria Clássica. Teoria de Modigliani e Miller. Valor de Mercado da Empresa. Estrutura de Capital e Rentabilidade. Regressão Múltipla.

Resumo

Uma decisão importante que qualquer empresa deve tomar é pensar o modo como será financiada, decidindo se usa seus próprios recursos ou terceiros. Nesse sentido, há duas correntes de pensamento - a Teoria Clássica (1952) e a de Modigliani e Miller (1958). A Teoria Clássica defende a ideia de que o valor de mercado da empresa é influenciado pela forma como a entidade financia seus recursos; contra esta corrente a Teoria de Modigliani e Miller propõe que em um mundo ideal a forma como a empresa estrutura seu capital não influencia o seu valor de mercado. No contexto dessa contradição, o artigo tem o objetivo de discutir a relação entre fontes de financiamentos, resultados e seus impactos no valor de mercado das 1000 (mil) melhores empresas do Brasil, listada na Revista Exame, em sua edição de julho de 2010. Essa análise foi feita por meio de regressão múltipla, relacionando os índices tradicionais de rentabilidade e de estrutura de capital com o valor de mercado das empresas analisadas. Como resultado, verificou-se que há correlação entre a variável dependente e suas variáveis explicativas somente quando se efetuou a análise de regressão por setor. Nas análises que consideraram todos os casos da população, as hipóteses levantadas não foram confirmadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idalberto José das Neves Júnior, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduações em Ciências Contábeis e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Associação Cultural e Educacional de Barretos. Professor titular e assessor do Curso de Ciências Contábeis da UCB.

Downloads

Publicado

2012-08-25

Edição

Seção

Artigos