COMPETÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO DOS INGRESSOS DA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO DESCRITIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)
  • Valcemiro Nossa FUCAPE Business School
  • Juliana Reis Bernardes FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
  • Wellington Dantas de Sousa FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i2.229

Palavras-chave:

Alfabetização Funcional, Teoria Clássica dos Testes, Teoria de Resposta ao Item, Ciências Contábeis.

Resumo

O presente estudo de caso, de caráter predominantemente quantitativo, foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco compreendendo 42 alunos ingressantes no curso de graduação em Ciências Contábeis com o objetivo de investigar se os ingressantes no curso de graduação em Ciências Contábeis apresentavam plena competência de alfabetização funcional. Os estudos que mensuram habilidades latentes, como é o caso específico da alfabetização funcional, têm apresentado desenvolvimento apreciável nos últimos anos, trazendo a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como a principal técnica multivariada para a compreensão dos resultados. Assim, por meio de um questionário composto por 15 questões oriundas da National Assessment of Adult Literacy - NAAL, buscou-se efetuar uma análise comparativa do desempenho dos alunos utilizando a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados obtidos por meio da utilização da TCT foram corroborados pela TRI, indicando que, de fato, parte dos alunos ingressantes no cursos de Ciências Contábeis da IES ostentam fragilidades relevantes nas competências de alfabetização. Dado o atual nível de sofisticação das IFRS e, principalmente, a subjetividade (julgamento da essência sobre a forma) advinda desse novo modelo, pode-se concluir que essa fragilidade na competência básica de alfabetização é incompatível com a demanda existente por parte do mercado por profissionais de Contabilidade. Embora os resultados alcançados não possibilitem generalizações, estes mostram-se relevantes no momento em que possibilitam a reflexão sobre as competências de alfabetização de alunos que estão chegando à academia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)

Contador, possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2009) e graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2006). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco - UPE e MBA em Gestão de Negócios pela Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia - EEA. Mestre em Contabilidade na área de concentração Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Premiado pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) em 2º lugar no concurso nacional de monografia em 2009 (Prêmio Excelência Acadêmica - Sérgio de Iúdicibus) com bolsa de estudo integral no Mestrado em Ciência Contábeis, conceito 5 na CAPES. Participa, desde 2010, como avaliador do Prêmio Excelência Acadêmica, concurso nacional de monografia promovido pela FUCAPE Business School. Está cursando PhD em Contabilidade no programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e de Aveiro em Portugal. Atualmente é consultor da Forte Material de Construção Casa Nova LTDA e da Construções do Vale LTDA em Juazeiro - BA; professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina nas disciplinas de Engenharia Econômica, Teoria da Contabilidade e Monografia no curso de Ciências Contábeis e Análise e Decisões de Investimentos e Fundamentos da Contabilidade no curso de Administração de Empresas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação contábil, Carreira Contábil, Gestão Estratégica, Disclosure e Disclosure em clubes de futebol. 

Valcemiro Nossa, FUCAPE Business School

Concluiu o Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP) em 2002. Atua como Diretor Administrativo-Financeiro e Professor da FUCAPE Business School (Fundacao Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças). É Membro do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade Internacional (ISAR), órgão ligado a área de Negócios e Desenvolvimento da ONU e participa de reuniões anuais em Genebra (Suíça). Atua como Editor da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) e Membro do corpo Editorial da Brazilian Business Review (BBR). Coordenador do Comitê Científico do 18º e 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Atua como consultor da Área de Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES. Atua como Membro da Comissão de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas na Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (FAPES). É Membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Ciências Contábeis SINAES/ENADE/MEC. Coordena Projeto de Pesquisa financiado pelo Edital Universal 2011 da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (FAPES). Foi eleito o 5º maior pesquisador em Contabilidade no Brasil. Recebeu 8 premios e/ou homenagens. . Atua como Avaliador Ad hoc de artigos científicos de várias Revistas e Congressos no Brasil.

Juliana Reis Bernardes, FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Licenciada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE e Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Paraná (FAP). Professora de Metodologia Científica da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ).

Wellington Dantas de Sousa, FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, Petrolina, PE, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE). Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia (UNEB) e pós graduando em Controladoria e Finanças pela ESAB Instituto Superior do Brasil. Professor na FACAPE e gerente administrativo financeiro da Biofábrica Moscamed Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Artigos