O IMPACTO DA ROTATIVIDADE E DO ABSENTEÍSMO DE PESSOAL SOBRE O CUSTO DO PRODUTO: UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA GAÚCHA.

Autores

  • Mauricio Farias Cardoso Centro Universitário La Salle - UUNILASALLE Faculdade Porto Alegrense - FAPA Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Janice de Freitas Cardoso Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Simone Rodrigues dos Santos Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i1.210

Palavras-chave:

Custo do Produto. Rotatividade. Absenteísmo. Lucratividade.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o impacto da rotatividade e absenteísmo de pessoal sobre o custo do produto em uma indústria gaúcha.  Para tanto, realizou-se um estudo de caso, que envolveu a participação de uma empresa multinacional, com unidade produtiva no estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no período de 2011, por meio de entrevista semiestruturada com a responsável pelo setor de recursos humanos e também com supervisora de controladoria da empresa. Além das entrevistas foram analisados documentos contábeis e relatórios gerenciais de custos e de recursos humanos. O estudo limitou-se a analisar o produto de maior giro e o setor com maior índice de rotatividade e absenteísmo na empresa. Neste estudo foi possível demonstrar que a rotatividade e o absenteísmo apresentados pelo setor tiveram impacto relevante sobre o custo do produto analisado, diminuindo os resultados proporcionados pela venda deste produto nos períodos em que o custo apresentou maior elevação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Farias Cardoso, Centro Universitário La Salle - UUNILASALLE Faculdade Porto Alegrense - FAPA Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto Alegrense. Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais pela UFRGS. Mestrado em Controladoria e Finanças pela Unisinos. Sócio da Cardoso Assessoria Contábil e Empresarial, Professor no Centro Universitário LaSalle (UNILASALLE), Professor Autor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Professor da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA).

Janice de Freitas Cardoso, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle.

Simone Rodrigues dos Santos, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos(2009). Possui graduação em ciências contábeis pela Unisinos (2004) e Especialização em Direito Tributário pela Unisinos (2006). Professora no Centro Universitário La Salle - Unilsalle.

Downloads

Publicado

2013-04-10

Edição

Seção

Artigos