O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR E SEU REFLEXO NA OFERTA E NA DEMANDA NO PERÍODO DE 2001 A 2013

Autores

  • Gustavo Miguel UFSC
  • Fabricia Silva Rosa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v6i2.1834

Palavras-chave:

Ciências Contábeis. Ensino Superior. Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a influência das políticas públicas educacionais adotadas no Brasil ao longo dos últimos 20 anos sobre a oferta e a demanda dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil no período de 2001 a 2013. Para tanto, analisou-se os dados referentes às ofertas e demandas, número de alunos matriculados e concluintes do curso. Dessa forma, realiza-se uma pesquisa descritiva e exploratória por meio dos dados coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstram que as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil têm influenciado tanto a oferta quanto a demanda de vagas no curso de Ciências Contábeis, contudo houve redução de 20% no número de concluintes. Também revela que as instituições privadas de Ensino Superior são responsáveis pelo maior número de oferta de vagas, bem como do número de concluintes. 

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Biografia do Autor

Gustavo Miguel, UFSC

Graduando em UFSC

Fabricia Silva Rosa, UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC

Doutorado Sanduíche em Contabilidade - UV-ES

Pós-doutorado em Contabilidade - UFSC

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Publicado

2016-06-06

Edição

Seção

Artigos