FATORES EXPLICATIVOS DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Rejane da Rocha Pacheco Faculdade Dom Alberto
  • Clea Beatriz Macagnan Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Rosane Maria Seibert Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v6i2.1764

Palavras-chave:

Nível de transparência, fatores de evidenciação, fundações, organizações do terceiro setor

Resumo

Este estudo objetivou analisar os fatores explicativos do nível de evidenciação de informações nas páginas eletrônicas de fundações educacionais e assistenciais sediadas no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. O período de análise foi de agosto de 2011 a junho de 2012 e a amostra foi composta por 48 fundações educacionais e assistenciais, com páginas eletrônicas disponibilizadas na Internet. O nível de evidenciação foi mensurado a partir da elaboração de um instrumento de pesquisa contendo 100 indicadores representativos de informações obrigatórias e voluntárias (Apêndices A e B), utilizados para análise de conteúdo de informações nas páginas eletrônicas publicadas na Internet. Num segundo momento, foram formuladas as hipóteses, estabelecidas a partir de revisão literatura teórica e empírica, que foram testadas por meio de regressão linear. A análise econométrica possibilitou inferir que o nível de doações recebidas, o número de pessoas beneficiadas e as organizações apoiadas ou beneficiadas são os fatores explicativos para o nível de evidenciação nas páginas eletrônicas publicadas na Internet das respectivas fundações educacionais e assistenciais do Rio Grande do Sul. Em outras palavras, quanto maior for: o montante de valores recebidos como doações, o número de beneficiados e o número de organizações apoiadas ou beneficiadas pelas fundações educacionais e assistenciais, superior será o nível de evidenciação das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane da Rocha Pacheco, Faculdade Dom Alberto

Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS;

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Metodista;

Clea Beatriz Macagnan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Creación, Estratégia y Gestión de empresas - Universidad Autonoma de Barcelona - Título convalidade pelo programa de doutorado em Ciências Contábeis da USP.

Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS;

Graduada em Administração de Empresas pela UNISINOS.

Professora do PPG de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da UNISINOS

Rosane Maria Seibert, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda em Ciências Contábeis pela UNISINOS;

Mestre em Administração pela PUC/RJ;

Especialista em Administração Financeiras pela UNIJUÍ;

Bacharel em Administração pela URI; e

Bacharel em Ciências Contábeis pela Unijuí.

Referências

ADELOPO, Ismail, MOURE, Ramiro C.; PRECIADO, Lucely Vargas; OBALOLA, Musa. Determinants of web-accessibility of corporate social responsibility communications. Journal of Global Responsibility. v. 3, n. 2, p. 235-247, 2012.

AERTS, Walter; CORMIER, Denis. MAGNAN, Michel. Corporate environmental disclosure, financial markets and the media: An international perspective. Ecological Economics. n. 64, p. 643-659, 2008.

AKERLOF, George A. The Market for "Lemons: Quality Uncertainty and the Market Mechanism.” The Quarterly Journal of Economics. v. 84, n. 3, p. 488-500, aug. 1970.

ÁLVAREZ, Isabel Gallego; DOMÍNGUEZ, Luis Rodríguez; SÁNCHEZ, Isabel María García. Information disclosed online by Spanish universities: content and explanatory factors. Online Information Review. v. 35, n. 3, p. 360-385, 2011.

ASSIS, Marcio Sanches de; MELLO, Gilmar Ribeiro de; SLOMSKI, Valmor. Transparência nas entidades do Terceiro Setor: a Demonstração do Resultado Econômico como instrumento de mensuração de desempenho. In: Anais 6º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2006.

BOARD, John; SUTCLIFFE, Charles M.; WELLS, Stephen. Transparency and fragmentation: financial market regulation in a dynamic environment. New York: Palgrave Macmillan, 2002.

BOUTEN, Lies; EVERAERT, Patricia; ROBERTS, Robin W. How a two-step approach discloses different determinantes of voluntary social and environmental reporting. Journal of Business Finance & Accounting. v. 39, n. 5 e 6, p. 567-605, jun/ jul, 2012.

BRAMMER, Stephen; PAVELIN, Stephen. Factors Influencing the Quality of Corporate Environmental Disclosure. Business Strategy and the Environment. n. 17, p. 120-136, 2008.

BRAMMER, Stephen; PAVELIN, Stephen. Voluntary Environmental Disclosures by Large UK Companies. Journal of Business Finance & Accounting. v. 33, n. 7, p. 1168-1188, oct, 2006.

BRANCO, Manuel Castelo; RODRIGUES, Lúcia Lima. Factors Influencing Social Responsibility Disclosure by Portuguese Companies. Journal of Business Ethics. n. 83, p. 685-701, Springer, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Biblioteca Digital Câmara dos deputados, 35ª Edição, Brasília - DF, 2012.

BRASIL. Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil Brasileiro. Brasília: DOU de 11.01.2002. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em 15 jan. 2011.

BRASIL. Lei nº 9637. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais. Brasília: DOU, 15 de maio de 1998. DOU de 18.5.1998 e retificado no DOU 25.5.1998. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9637.htm>. Acesso em 15 jan. 2011.

BUDISUSETYO, Sasongko; ALMILIA, Luciana Spica. The Practice of Financial Disclosure on Corporate Website: Case Study in Indonesia (Aug, 12 2008). Disponível em: SSRN: <http://ssrn.com/abstract=1219451> ou <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1219451>. Acesso em 15 jan. 2011.

BUSHMAN, Robert M.; PIETROSKI, Joseph D.; SMITH, Abbie J. What determines corporate transparency? Journal of Accounting Research. v. 42, n. 2, p. 207-252, may, 2004.

CALIXTO, Laura; BARBOSA, Ricardo R.; LIMA, Marlene. Disseminação de informações ambientais voluntárias: Relatórios contábeis versus Internet. Revista de Contabilidade e Finanças, São Paulo, Edição 30 anos de Doutorado, p. 84-95, jun, 2007.

CAMARGO, Mariângela Franco de. Gestão do Terceiro Setor no Brasil: estratégias de captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Futura, 2001.

CICONELLO, Alexandre. O que é uma ONG? Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais. Disponível em: <http://www.abong.org.br/>. Acesso em: 10 jan 2011.

CLARKSON, Max B. E. A stakeholder framework for analysing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 92-117, 1995.

CLARKSON, P.; KAO, J.; RICHARDSON, G. The voluntary inclusion of forecasts in the MD&A section of annual reports. Contemporary Accounting Research, v. 11, n. 1, p. 423-50, 1994.

CORE, John E.; GUAY, Wayne R.; VERDI, Rodrigo S. Agency problems of excess endowment holdings in not-for-profit firms. Journal of Accounting and Economics, v. 41, n, 3, p. 307-333, sep, 2006.

CORMIER, Denis; LEDOUX, Marie-José; MAGNAN, Michel. The use of Web sites as a disclosure platform for corporate performance. International Journal of Accounting Information Systems, n. 10, p. 1-24, 2009.

CORMIER, Denis; MAGNAN, Michel, Environmental reporting management: a continental European perspective, Journal of Accounting and Public Policy, v. 22, n. 1, p. 43-62, 2003.

DEEGAN, Craig, RANKING, Michaela; VOGHT, Peter. Firms' disclosure reactions to major social incidents: Australian evidence. Accounting Forum, v. 24, n. 1, p. 101-130, 2000.

DIAMOND, Douglas W. Optimal Release of Information by Firms. The Journal of Finance, v. 40, n. 4, p. 1071-1094, sep, 1985.

DIAS FILHO, José Maria. Políticas de evidenciação contábil: um estudo do poder preditivo e explicativo da teoria da legitimidade. In: EnANPAD, n. 31. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

DOWLING, John; PFEFFER, Jeffrey. Organizational legitimacy: Social values and organizational behavior. Pacific Sociological Review, v. 18, n. 1, p. 122-136, 1975.

ELIJIDO-TEN, Evangeline, KLOOT, Louise; CLARCKSON, Peter. Extending the application of stakeholder influence strategies to environmental disclosures: An exploratory study from a developing country. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 23, n. 8, p. 1032-1059, 2010.

FALCONER, Andrés P.; VILELA, Roberto. Recursos privados para fins públicos: as grantmakers brasileiras. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2001.

FROIDEVAUX, Ewa A. Investor relation Internet disclosure and the cost of equity capital. Thesis Doctor of Economics and Social Sciences. Faculty of Economics and Social Sciences. University of Fribourg. Switzerland. 2004.

GANDÍA, Juan L. Internet disclosure by nonprofit organizations: empirical evidence of nongovernmental organizations for development in Spain. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 40, n. 1, p. 57-78, feb, 2009.

GOLDSCHMIDT, Andrea. Estratégias de comunicação para o Terceiro Setor. Disponível em: <http://integracao.fgvsp.br/ano6/08/financiadores.htm>. Acesso em: 5 abr 2006.

GRAY, Rob; KOUHY, Reza; LAVERS, Simon. Corporate social and environmental reporting: A review of the literature and a longitudinal study of UK disclosure. Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 8, No. 2. p. 47-77, 1995.

GUTHRIE, James; PARKER, Lee D. Corporate social disclosure practice: a comparative international analysis. Advances in Public Interest Accounting, v. 3, p. 159-175, 1990.

GUTHRIE, James; PARKER, Lee D. Corporate social reporting: A rebuttal of legitimacy theory. Accounting and Business Research, v. 19, n. 76, p. 343-352, 1989.

HANSMANN, Henry. The role of trust in nonprofit enterprise. Em The study of nonprofit enterprise: Theories and approaches, por Helmut K. Anheier e Avner Ben-Ner, 115-122. New York: Plenum Publishers, 2003.

HEALY, P., HUTTON, A. P., PAPELU, K. G. Stock performance and intermediation changes surrounding sustained increases in disclosure. Contemporary Accounting Research, v. 16, n. 3, p. 485-520, 1999.

HENDRIKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade. Tradução de Antonio Zoratto Sanvicente. 5. ed. São Paulo: Altas, 1999.

HERRANZ DE LA CASA, J. M. La gestión de la comunicación como elemento generador de transparencia en las organizaciones no lucrativas. CIRIEC – España – Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, n. 57, p. 5-31, 2007.

HURTT, D. N., KREUZE, J. G.; LANGSAM, S. A. Using the Internet for financial reporting. The Journal of Corporate Accounting & Finance, v. 12, n. 3, p. 67-75, 2001.

INGENHOFF, D.; KOELLING, A. M. The potential of Web sites as a relationship-building tool for charitable fundraising NPOs. Public Relations Review, v. 35, n. 1, p. 66-73, 2007.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estudos & pesquisas: informação econômica: as fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil, 2006. Rio de Janeiro, 2009.

ISLAM, M.; DEEGAN, C. Motivations for an organization within a developing country to report social responsibility information: evidence from Bangladesh. Accounting. Auditing and Accountability Journal, v. 21, n. 6, p. 850-874, 2008.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KELTON, Andrea S.; YANG, Ya-wen. The impact of corporate governance on internet financial reporting. Journal of Accounting and Public Policy, v. 27, p. 62-87, 2008.

LARRÁN, Manuel. GINER, Bogoña. The Use of the Internet for Corporate Reporting by Spanish Companies. The International Journal of Digital Accounting Research, v. 2, n. 1, p. 53-82, 2006.

LEE, Roderick L.; JOSEPH, Rhoda C. An examination of web disclosure and organizational transparency. Computers in Human Behavior, n. 29, p. 2218-2224, 2013.

LEGROS, P.; MATSUSHIMA, H. As parcerias eficientes e quase eficientes. Revisão de Estudos Econômicos, v. 60, n. 3, p. 599-611, 1993.

LEUZ, Christian; VERRECCHIA, Robert E. The economic consequences of increased disclosure. Journal of accounting research, v. 38, Supplement: Studies on Accounting Information and the Economics of the Firm, p. 91-124, 2000.

LEV, B.; Penman, S. Voluntary forecast disclosure, nondisclosure, and stock prices. Journal of Accounting Research, v. 28, p. 49-76, 1990.

LINDBLOM, Cristi K. The implications of organizational legitimacy for corporate social performance and disclosure. Paper apresentado na Critical Perspectives on Accounting Conference. New York, NY, 1994.

LISTER, S. NGO legitimacy: technical issue or social construct? Critique of Anthropology, London: Sage Publications, p.175-192, 2003.

MEYER, J. W.; SCOTT, W. R. Centralization and the legitimacy problems of local government. In: MEYER, J. W.; SCOTT, W. R. Organizational environments: ritual and rationality. Beverly Hills: Sage, p. 199-215, 1983.

MICHELON, Giovanna. Sustainability disclosure and reputation: A comparative study. Corporate Reputation Review, v. 14, n. 2, p. 79-96, 2011.

MURCIA, Fernando Da-Ri; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; ROVER, Suliani; LIMA, Gerlando A. S. F. De; LIMA, Iran. Disclosure 'Verde' nas Demonstrações Contábeis: Características da informação ambiental e possíveis explicações para a divulgação voluntária. Revista UnB Contábil, Brasília, v. 2, n. 2, p. 260-278, 2008.

NAUDÉ, A. M.; FRONEMAN, J. D.; ATWOOD. R. A. The use of the internet by ten South African nongovernmental organizations-a public relations perspective. Public Relations Review, v. 30, n. 1, p. 87-94, 2004.

NEU, D.; WARSAME, H.; PEDWELL, K. Managing public impressions: environmental disclosures in annual reports. Accounting, Organizations & Society, v. 23, n. 3, p. 265-282, 1998.

O’DONOVAN, Gary. Environmental disclosures in the annual report: extending the applicability and predictive power of legitimacy theory. Accounting Auditing and Accountability Journal, v. 15, n. 3, p. 344-371, 2002.

O'DWYER, Brendan; OWEN, David; UNEMAN, Jeffrey. Seeking legitimacy for new assurance forms: The case of assurance on sistainability reporting. Accounting, Organizations and Society, n. 36, p. 31-52, 2011.

ORTMANN, Andreas; SCHLESINGER, Mark. Trust, Repute, and the Role of Nonprofit Enterprise. Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, v. 8, n. 2, p. 97-119, 1997.

PARMAR, Bidhan L., R. FREEMAN, Edward; HARRISON, Jeffrey S.; WICKS, Andrew C.; PURNELL Lauren; COLLE, Simone de. Stakeholder theory: The state of the art. The Academy of management annals, v. 4, n. 1, p. 403-445, 2010.

PATTEN, Dennis M. Exposure, legitimacy and social disclosure. Journal of Accounting and Public Policy, n. 10, p. 297-308, 1991.

PATTEN, Dennis M. The relation between environmental performance and environmental disclosure: A research note. Accounting, organizations and Society, v. 26, n. 2, p. 763-773, 2002.

RODRIGUEZ, Maria Del Mar G.; PÉREZ, Maria del Carmen C.; GODOY, Manuel Lopes. La transparência on-line de las ONG Españolas. Revista Española del Tercer Sector, Madrid, n. 13, p. 63-86, 2009.

RUIZ, M. Tirado; MORALES, P. A. C. Transparencia y calidad de la información económico-financiera en las entidades no lucrativas: un estudio empírico a nivel andaluz. CIRIEC – España, Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, n. 63, p. 253-274, 2008.

SALAMON, Lester M.; ANHEIER, Helmut K. Defining the nonprofit sector: a cross-national Analysis. Manchester University Press, 1997.

SAXTON, Gregory D.; GUO, Chao. Accountability on line: understanding the Web‐Based Accountability Practices of Nonprofit Organizations. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 40, n. 2, p. 270-295, jul, 2011.

SHOCKER, Allan D.; SETHI, S. Prakash. An approach to incorporating societal preferences in developing corporate action strategies. California Management Review, v. 15 n. 4, p. 97-105, 1973.

SHROFF, Nemit; SUN, Amy X.; WHITE, Hal D.; ZHANG, Weining. Voluntary Disclosure and Information Asymmetry: Evidence from the 2005 Securities Offering Reform. 11 de 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1846123> Acesso em 26 mar 2014.

SHUKLA, Anita; GEKARA, Mouni G. Corporate reporting in modern era: A comparative study of Indian and Chinese companies. Global Journal of International Business Research, v. 4, n. 10, p.42-56, 2010.

SILVA, Vanderléia dos. MACAGNAN, Clea Beatriz. Categorias de informações evidenciadas nos relatórios anuais. REDES - Rev. Des. Regional, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 2, p. 154 - 174, 2012.

SOLDI, Alexandra R.; HATZ, Claudia R.; SANTOS, Gilmar R.; SILVA, Meyriane M. da; MILANI FILHO, Antonio F. Transparência no Terceiro Setor: um estudo sobre as organizações filantrópicas. Jovens Pesquisadores, v. 4, n. 1, jan / jun, 2007.

SUCHMAN, Mark C. Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Academy of Management review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995.

SZAZI, E. Terceiro Setor: regulação no Brasil. 4. ed. São Paulo: Peirópolis, 2006.

TILT, Carol Ann. The Influence of External Pressure Groups on Corporate Social Disclosure: Some Empirical Evidence. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 7, n. 4, p. 47-72, 1994.

UWALOMWA Uwuigbe, An empirical investigation of the association between firms characteristics and Corporate social disclosures in the nigerian financial sector. Journal of Sustainable Development in Africa, v.13, n. 1, p. 60-74, 2011.

VOLTOLINI, Ricardo (org.). Terceiro Setor: planejamento & gestão. São Paulo: Senac, 2004.

Downloads

Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Artigos