COMPORTAMENTO ÉTICO CONTÁBIL E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: VALIDAÇÃO DA MULTIDIMENSIONAL ETHICS SCALE (MES)

Autores

  • Edno Alves Santana Jr Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Ciências Contábeis
  • César Valentim de Oliveira Carvalho Jr Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v6i1.1397

Resumo

O objetivo deste estudo é validar a escala Multidimensional Ethics Scale (MES) em uma amostra de estudantes de ciências contábeis, como alternativa para a classificação dos indivíduos quanto ao comportamento ético e moral apresentado em situações de gerenciamento de resultado. Para isso, foi utilizada a escala MES, adaptada em um formulário que consiste de três dilemas éticos e morais na seara do gerenciamento de resultado. O estudo contou com diversas variáveis de controle, como: idade, sexo, tipo de ensino e visão política. A amostra é composta por 60 estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para a análise dos dados, a escala foi validada quanto à dimensionalidade, confiabilidade e convergência, seguida da validade de conteúdo e validade preditiva, por meio da Regressão Linear Múltipla e do teste t para amostras emparelhadas. Os resultados encontrados apontaram para a validação da escala MES, quanto à dimensionalidade, confiabilidade e convergência, e para a existência de contribuições de determinadas dimensões éticas filosóficas na avaliação ética de estudantes em situações de gerenciamento de resultados, não ocorrendo de forma totalitária, porém sempre havendo pelo menos uma dimensão explicando uma avaliação ética. Adicionalmente, observou-se a ocorrência do efeito halo (quando as percepções individuais diferiram das percepções acerca dos pares) e do poder preditivo do escore Composite MES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edno Alves Santana Jr, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Ciências Contábeis

Graduando da Faculdade de Ciências Contábeis - UFBA.

César Valentim de Oliveira Carvalho Jr, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Ciências Contábeis

Professor Doutor da Faculdade de Ciências Contábeis - UFBA.

Referências

ABBASZADEH, M.; MOEINIZADEH, M.; VADIEI, M. (2012). Cross-cultural study of accounting students' perception of accounting ethics in Iran and United Kingdom. African Journal of Business Management, Iran, v. 6, n. 4, p. 11049-11056, 2012.

BASU, S.; WAYMIRE, G. B. Recordkeeping and human evolution. Accounting Horizons, S. l., v. 20, n. 3, p. 201-229, 2006.

BASU, S.; DICKHAUT, J.; HECHT, G.; TOWRY, K.; WAYMIRE, G. B.. Recordkeeping alters economic history by promoting reciprocity. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), S.l., v. 106, n. 4, p. 1009–1014, 2009.

COHEN, J.; PANT, L.; SHARP, D.. A Validation and Extension of a Multidimensional Ethics Scale, Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 12, n. 1, p. 13–29, 1993.

COHEN, J.; PANT, L.; SHARP, D.. An examination of differences in ethical decision-making between canadian business students and accounting professionals, Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 30, n. 1, p. 319–336, 2001.

¬

EMERSON, T. L. N.; CONROY, S. J.; STANLEY, C. W. Ethical Attitudes of Accountants: Recent Evidence from a Practitioners’ Survey. Journal of Business Ethics, S.l., v. 71, p. 73-87, 2007.

FISHER, M.; ROSENZWEIG, K.. Attitudes of Students and Accounting Practitioners Concerning the Ethical Acceptability of Earnings Management. Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 14, p. 433-444, 1995.

FLORY, S. M.; PHILLIPS, T. J.; REIDENBACH, R. E.; ROBIN, D.. P. A Multidimensional Analysis of Selected Ethical Issues in Accounting. The Accounting Review, S. l., v. 67, n. 2, p. 284-302, 1992.

HAIR, J. F. J.; BLACK, W. C.; BABIN, B J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.;. Multivariate data analisis. Pearson, New Jersey, v. 6, 2006.

REIDENBACH, R. E.; ROBIN, D. P. Some initial steps toward improving the measurements of ethical evaluations of marketing activities. Journal of Business Ethics, S. l., v. 7, p. 871-79, 1988.

REIDENBACH, R. E.; ROBIN, D. P. Toward the development of a multidimensional scale for improving evaluations of business ethics. Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 9, p. 639-653, 1990.

REST, J.; THOMA, S.; EDWARDS, L.. Designing and validating a measure of moral judgment: Stage preference and stage consistency approaches. Journal of Educational Psychology, Minnesota, v. 89, n. 1, p. 5-28, 1997.

SCOTT, W. R. Financial Accounting Theory. 3ª ed. Pearson Education Canada Inc: Canada., 2003.

SHAWVER, T. J.; SENNETTI, J. T. (2008) Measuring Ethical Sensitivity and Evaluation. Journal of Business Ethics, S. l., v. 88, p. 663-678, 2009.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Artigos