Escola sem partido: neoliberalismo e conservadorismo de mãos dadas

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DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p32-47

Resumo

Este texto tem como objetivo compreender o movimento Escola sem Partido (ESP), situando-o no contexto da crise estrutural do capital, para desvelarmos as ideologias contidas em seu conteúdo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e nela buscamos explicitar o momento em que ganha força o discurso e a militância ultraconservadora, bem como sua relação com a lógica neoliberal. Não por acaso, o discurso que defende a família, os valores religiosos, o ataque às ciências, é o mesmo que defende as políticas de austeridade fiscal, a ampliação da margem de atuação da iniciativa privada e a retirada de direitos da classe trabalhadora, ou seja, a privatização e o Estado mínimo. Portanto, faz-se necessário entender que o Escola sem Partido (ESP) se apresenta como instrumento de controle social da burguesia, que utiliza a educação como forte aliada no processo de manipulação de indivíduos, visando à manutenção do projeto societário em curso.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

SANTOS, M. E. de M.; SANTOS, P. P. dos. Escola sem partido: neoliberalismo e conservadorismo de mãos dadas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 32–47, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p32-47. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9032. Acesso em: 20 abr. 2024.