LEITURAS COMPARTILHADAS, MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO

Autores

  • Kátia Maria Santos Mota Universidade do Estado da Bahia -UNEB
  • Aurea da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria Emília Oliveira de Santana Rodrigues Universidade do Estado da Bahia -UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Envelhecimento, Círculo de leitura, Leitura literária.

Resumo

Neste artigo, enfocamos a prática de leitura desenvolvida nos Círculos de Leitura, mediante a recepção do texto literário e as trocas de experiências que promovem a socialização e o fortalecimento da solidariedade entre as idosas participantes do
grupo “Circuleiturando”. Nosso interesse de estudo se direciona para a temática Envelhecimento e Aprendizagens, na intenção de compreender as práticas sociais das pessoas idosas que buscam novas aprendizagens, (re)descobertas de ver o mundo, a si próprio(a) e formas de (re)inventar a velhice. Como aportes teóricos, utilizamos autores que estudam memória e envelhecimento e as práticas da leitura, assim como
buscamos a inspiração na literatura para fundamentar nossas motivações. A partir da receptividade e participação das idosas, concluímos que o círculo de leitura se constitui em uma atividade valiosa para estimular os diversos tipos de memória e
mecanismos cognitivos, assim como para desenvolver a competência comunicativa e ativar a imaginação.

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Biografia do Autor

Kátia Maria Santos Mota, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Doutora em Estudos Luso-Brasileiros na Brown University, EUA. Professora Adjunta do Departamento de Educação da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Vice--Coordenadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Aurea da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II – Departamento de Educação. Doutoranda
do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Maria Emília Oliveira de Santana Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Professora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em
Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Especialista em Gerontologia pela
Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

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Como Citar

MOTA, K. M. S.; PEREIRA, A. da S.; RODRIGUES, M. E. O. de S. LEITURAS COMPARTILHADAS, MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827. Acesso em: 29 mar. 2024.

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