A CRISE AMBIENTAL EM EVIDÊNCIA: ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANO – MODOS DE FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO1

Autores

  • Virgínia Tavares Vieira Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p209-220

Palavras-chave:

Crise ambiental, Cultura, Educação ambiental, Rock and Roll

Resumo

Este artigo tem como pretensão colocar em suspenso o discurso da crise ambiental por meio das letras de rock and roll de diferentes países ocidentais para pensarmos na trama discursiva que vem compondo o campo da Educação Ambiental. Para isso, selecionamos como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso a partir de Michel Foucault, operando especificamente com os conceitos de discurso e enunciado. Sendo assim, apoiada em autores como Michel Foucault, Félix Guattari, Isabel Carvalho e Leandro Belinaso Guimarães, a pesquisa demonstra a importância da cultura na produção de modos de ser e estar na contemporaneidade. Ao estudar o discurso da crise ambiental presente nas letras de rock, entende-se que tal artefato cultural auxilia para colocar em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos que este artigo nos evidencia uma das formas de olhar para a crise ambiental: o homem como principal destruidor de nosso planeta.

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Biografia do Autor

Virgínia Tavares Vieira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participante do Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pedagoga pela Universidade Católica de Pelotas. Professora Adjunta do Instituto de Educação, do PPG Educação em Ciências e do PPG Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Cultura, Subjetividades e Políticas de Formação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

VIEIRA, V. T.; HENNING, P. C. A CRISE AMBIENTAL EM EVIDÊNCIA: ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANO – MODOS DE FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO1. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 209–220, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p209-220. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7451. Acesso em: 28 mar. 2024.