O processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana

Cristiane Xavier Fonseca-janes, Elieuza Aparecida Lima

Resumo


Em seus trabalhos sobre o conhecimento humano, Vigotski revela a segunda natureza humana, aquela de cunho histórico-cultural, decorrente de aprendizagens que cada pessoa realiza no decurso de sua vida, por meio da mediação do outro e de condições concretas de vida e de educação. Nesse processo eminentemente social,a criança penetra na vida intelectual da geração adulta e se apropria de capacidades especificamente humanas. Isso significa que, para se trabalhar no plano abstrato,são necessárias formulações de conceitos, entendidos como um ato complexo,dinâmico e interfuncional, construídos por meio da atuação e inserção do indivíduo na cultura, mediado pelas relações com as outras pessoas. Nesse meio, o indivíduorecebe conhecimentos por meio de aprendizados formais e não-formais promotores de subsídios para construção dos conceitos científicos e cotidianos. Para realizar seus estudos sobre o processo de formação de conceitos, Vigotski utilizou um método experimental pautado nos pressupostos filosóficos da teoria marxista do funcionamento dos processos mentais, porque percebia estes processos como em constante mudança e movimento. Assim, o método denominado “Instrumental Cultural e Histórico”diferenciava-se dos estudos experimentais convencionais centrados no desempenho da tarefa em si. O método utilizado por Vigotski preocupava-se com o processo de formação de conceitos e não apenas com recortes estáticos dos processos cognitivos.Depreendemos, em nosso estudo, a constituição da natureza social do homem a partir de processos de apropriação e objetivação de conhecimentos, que torna individuais as conquistas historicamente construídas pela humanidade, dentre as quais tipos sofisticados de pensamento, o que requer discutir a formação de conceitos.

Texto completo:

PDF

Referências


BOZHÓVICH, L. Las etapas de formación de la personalidad en la ontogénesis. In: DAVYDOV, V.; SHUARE, M. (Org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987.p. 250-273.

DAVYDOV, V. V. The influence of L. S. Vygotsky on Education, Theory, Research and Practice. Educacional Researcher, v. 24, n. 3, p. 12-21, abr. 1995.

ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarollo psíquico en la infancia. In: DAVYDOV, V.;SHUARE, M. (Org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Editoral Progresso, 1987. p. 104-24.

FONSECA-JANES, C. R. X. A formação dos estudantes de pedagogia para a educação inclusiva: estudo das atitudes sociais e do currículo. 2010. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

LEONTIEV, A. A “Demarche” histórica no estudo do psiquismo humano. In: ______. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. p. 261-84.

______. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S. et al. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 59-84.

LIMA, E. A. de. Re-conceitualizando o papel do educador: o ponto de vista da Escola de Vigotski. 2001. 159 f.Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Brasileira) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade do Estado de São Paulo, Marília, 2001.

LURIA, A. R. El papel del lenguage en el desarollo de la conducta. Havana: Pueblo y Educación, 1982.

TALÍZINA, N. Psicologia de la Enseñanza. Moscou: Progresso, 1988.

VYGOTSKY, L. S. Thought and language. New York: MIT Press, 1962.

_____.

A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (Série Psicologia e Pedagogia).

______. Pensamento e linguagem. Tradução Jeferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Série Psicologia e Pedagogia).




DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

  Indexadores:

       

      

   

      

 

  Localização dos Acessos:


 

  Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0